Parque em Campinas terá Espécies Resistentes ao Clima e à Depredação
Para a elaboração do projeto paisagístico do Parque Municipal Campininha das Flores – José Mulser os profissionais da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) optaram por espécies nativas do Cerrado e outras associações vegetais que para a manutenção oferecerão baixo consumo hídrico e maior resistência aos fatores climáticos. Para compor este cenário verde a Amma destaca as espécies como as palmáceas, as arbóreas e herbáceas arbustivas, as trepadeiras, forrações e gramados.
O planejamento da Agência buscou também contemplar a comunidade local em suas diferentes faixas etárias. Com uma área total de 31.152,92 m², o parque contará com jardins públicos, pista de caminhada, passeio público, alamedas arborizadas, estacionamento, caminhos internos, espaço para atividades coletivas e individuais ao livre com equipamentos de ginástica e de recreação infantil, áreas gramadas, painéis interativos com cortina de vegetação, pequenos bosques, área de convivência, quiosque, fonte interativa luminosa, recomposição florística e paisagística, iluminação pública, mobiliário, equipamentos urbanos e sede. Além disso, a Prefeitura de Goiânia também determinou a instalação de um circuito histórico que narrará os fatos notáveis do lugar e que marcaram uma época. Mirante e pérgulas serão construídos.
Para o presidente da Amma, Clarismino Júnior, a implantação do Parque Municipal Campininha das Flores chega em boa hora. Ele afirma que as áreas verdes beneficiam o clima da cidade, diferença que será sentida pela comunidade local. “Quando Campinas foi sendo construída não havia essa preocupação de se estabelecer espaços para parques e áreas verdes porque os quintais eram arborizados. Com a assinatura da ordem de serviço, feita pelo prefeito Iris, estamos resgatando esse compromisso com os campineiros,”destacou.
Ainda segundo Clarismino Júnior, após o devido e justo pagamento das indenizações aos proprietários das áreas que foram desapropriadas para a construção da unidade verde, a Amma dará início às obras. A previsão é que esse projeto esteja concluído entre 120 a 190 dias.
História
Campinas surgiu nas primeiras décadas do século XIX, como Arraial de Campinas e sua população era formada de agricultores e criadores de gado. Em 1853, o povoado foi elevado à categoria de freguesia passando a fazer parte da Vila de Bonfim, hoje conhecida como Silvânia. Em 1907, Campinas ganhou a denominação de Vila, mantendo a sua jurisdição sobre o patrimônio de Barro Preto, hoje Trindade. Em 1914, Campinas foi elevada à categoria de município.