5° Liquida Goiânia (2009)

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CDL lançou ontem campanha que pretende superar em 3% resultados de 2008. Paulo Henrique Amorim destaca importância das classes C, D, E em palestra sobre perspectivas para o varejo.


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia espera um faturamento de R$ 120 milhões durante dez dias do mês de setembro, quando acontece a quinta edição da campanha Liquida Goiânia. “A expectativa é de vender 3% a mais em comparação ao que vimos em 2008”, disse o presidente da CDL, Melchior Duarte. O evento foi lançado ontem no auditório da entidade e teve a participação do jornalista Paulo Henrique Amorim, que ministrou a palestra “Perspectivas para o varejo no novo cenário econômico”.

Segundo o jornalista político e econômico, “o Brasil já tem uma economia capitalista de massa, com a ascensão das classes D e E e o alargamento da classe C”, fatos estes que contribuem positivamente para uma perspectiva otimista na área do varejo.

O Liquida Goiânia é uma campanha promocional que pretende alavancar as vendas de empresas de pequeno e médio portes numa época do ano em que o comércio apresenta arrefecimento. A campanha acontece entre os dias 10 e 20 de setembro, com um período de dois meses (julho e agosto) para treinamento das equipes de vendas.

São oferecidos incentivos aos lojistas para que eles tenham condições de oferecer descontos nos preços dos produtos à venda em seus estabelecimentos, que podem chegar a 50%. Entre os incentivos estão o parcelamento em três vezes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo ao mês da campanha, treinamento gratuito de técnicas de vendas aos funcionários das lojas, linhas de créditos especiais e visibilidade para a loja através da mídia da campanha.

Ao fazer a adesão, o empresário tem direito a encaminhar três funcionários para participar de um treinamento oferecido pela Escola do Varejo e Sebrae-GO. O curso é realizado na sede da CDL Goiânia e tem duração de quatro horas. Durante esse período, os instrutores repassarão informações sobre técnicas modernas de vendas, qualidade e eficiência no atendimento ao cliente, casos práticos, além de informações sobre a Liquida Goiânia.

Pontos-de-venda

Fazem parte do Liquida Goiânia 2 mil pontos de venda que distribuirão 3 milhões de cupons. O evento é uma parceria da CDL com o governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Serviço Brasilerio de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO) e as instituições financeiras Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Mastercard.

Entre os prêmios estão dois carros e 15 motocicletas zero-quilômetro. Os vendedores dos cupons sorteados vão receber R$ 1 mil em vale-compras e prêmios oferecidos pelo cartão Mastercard nas compras realizadas com cartões da bandeira. A campanha contou com a presença do prefeito Iris Rezende e do secretário de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros, representando o governador Alcides Rodrigues.