Tempo quente e seco causa desconforto

11:51 0 Comments A+ a-




Goiânia vivenciou ontem o dia de maior calor do ano até agora, 37,8 ºC, e a mais baixa umidade relativa do ar, 12% .

Nathan Henrique Gomes, de 21 anos, começou a trabalhar com distribuição de panfletos nas ruas de Goiânia há cerca de um mês. Ele não deu sorte, escolheu logo o mês mais quente e seco para começar em uma profissão na qual precisa ficar exposto ao sol durante todo o dia. Ontem, no dia mais quente do ano na capital segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 37,8°C. A umidade ficou em 12%, a mais baixa já registrada este ano em Goiânia. Segundo o Sistema de Meteorologia de Goiás (Simehgo), no sol, a sensação térmica ultrapassava facilmente os 40°C. No interior do Estado, os termômetros registraram números maiores. Aragarças e Cidade de Goiás registraram mais de 40°C no meio da tarde.

O panfleteiro Nathan trabalha todo equipado, com calças e blusa de mangas compridas, óculos escuros e chapéu, mas conta que mesmo assim é duro distribuir panfletos nesse calor. “A roupa me protege do sol, mas é abafada. Eu só não desisto porque preciso do dinheiro que ganho aqui para me sustentar”, desabafa. Ele conta que costuma tomar água o tempo todo para se manter hidratado, mas que várias vezes já começou a passar mal. “Minha pressão abaixa e minha pele empola toda em dias como hoje. Esse clima tá estranho demais, parece o fim dos tempos”, afirma.

Edinaldo da Silva trabalha na construção civil e também fica exposto ao sol durante quase todo o dia. Ele descreve a situação: “Chega a ser um pouco dramático e muito cansativo. Aí o que eu faço é beber muita água, senão o corpo não aguenta”, conta.

Previsão
Já para quem se aproveita do calor para trabalhar, a temperatura não poderia estar melhor. Fabiano Pereira vende água em um sinaleiro da Praça Tamandaré. Ontem às 15 horas, já havia vendido mais de 80 garrafas. Ele conta que começou no negócio há poucos dias e que está animado. “Não me arrependi. Vale a pena passar o dia nesse sol porque todo mundo que passa quer comprar água”, afirma. Para quem vende frutas, sucos, açaí ou sorvete, a situação é a mesma. Vários comerciantes ouvidos pelas ruas da capital concordam com o vendedor de água.

O fato é que o calor deve continuar nos próximos dias. Segundo a chefe do Inmet de Goiás, Elizabete Alves Ferreira, hoje as temperaturas devem continuar elevadas e a umidade, baixa. E o mesmo vale para o restante do mês. “Somente a partir do dia 20 existe chance de chuva isolada. Mas ainda não é a volta do tempo chuvoso. Isso vai acontecer apenas a partir da segunda semana de outubro”, adianta.

Fonte: Jornal O Hoje