PontoaPonto ainda não alcançou popularidade

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O primeiro dia de funcionamento do PontoaPonto mostrou que a população, em geral, ainda está desavisada sobre o uso do sistema implantado nesta segunda-feira, 17, entretanto, alguns começam a ter o interesse despertado sobre a ferramenta que avisa, em tempo real, a situação do fluxo de trânsito nas principais vias da Região Metropolitana. As atualizações são feitas a cada cinco minutos no site da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) – operadora do sistema – e pontualmente por meio do perfil do Consórcio no Twitter.

O HOJE foi às ruas verificar a condição do tráfego e apurar se a população aderiu a essa nova ferramenta. O Centro de Goiânia, onde estão alguns dos principais corredores da cidade, foi o ponto de averiguação da equipe de reportagem. Na Avenida Tocantins, local abrangido pelo PontoaPonto, por volta das 17h30, a velocidade informada pelo sistema era de aproximadamente 10 km/h.

O estudante Adriano Junior, que estava no local e é usuário do transporte coletivo, considerou que a ferramenta deveria ser utilizada para aumentar o número de ônibus nos horários de maior uso e de lentidão, para promover mais adeptos ao transporte público, retirando das ruas, o volume de carros que causam a vagarosidade do trânsito. Para Adriano, com a ferramenta, o usuário dos ônibus pode decidir, quando tiver opções, quais linhas pegar, evitando o grande fluxo. “Eu poderia eliminar a opção que não for mais rápida.”

Os taxistas conduzem, a todo o tempo, pelas vias da cidade. O PontoaPonto atinge diretamente a essa classe. Décio José Ribeiro, taxista, esperava seu próximo cliente e falou ao O HOJE sobre a facilidade da ferramenta, que permite “Escolher uma avenida que esteja mais livre, pra pegar a outra (avenida) desejada”. Décio, no entanto, diz não ter utilizado o PontoaPonto ainda.

Nelson Rodrigues, motorista, aguardava no trânsito lento da Avenida Tocantins. “Goiânia está difícil. É carro demais.” Para ele, é necessário haver uma mudança no comportamento das pessoas, que têm carro para uso individual, causando o afogamento das ruas da cidade. Segundo Nelson, os habitantes da capital não são grandes adeptos do transporte público.

A RMTC informou ao O HOJE que o site www.rmtcgoiania.com.br, por meio do qual é possível utilizar o PontoaPonto, apresentou um crescimento de 233,7% nos acessos à página, de domingo para segunda – quando foi lançado o serviço. Já a conta do Consórcio no microblog Twitter (@rmtcgoiania) teve um tímido aumento de 4,27% nas visitas ao perfil da RMTC de segunda (quando houve o lançamento do sistema) para terça-feira. Os números mostram que a comunidade tem começado a se interessar sobre a situação do trânsito na região.

Fonte: O Hoje