Primavera: chegou o tempo de jabuticaba

20:51 0 Comments A+ a-




Goianos aproveitam temporada para curtir com família fazendas de Hidrolândia, tido como maior produtor da fruta no Brasil.

É de perder de vista a quantidade de pés de jabuticaba da Fazenda Jabuticabal na GO 319 – km 18, em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia. São 37 mil pés. Atraídos pelas doces frutinhas pretas, nativas da Mata Atlântica, todos os anos cerca de 30 mil pessoas visitam o local quando chega a primavera - época da safra, em que as árvores ficam carregadas.

Em dias mais cheios, geralmente nos finais de semana, o número de visitantes já chegou a três mil. E tem gente que vai mais de uma vez. “Algumas pessoas vêm aqui três vezes na semana nesta época”, conta Paulo Antônio Silva, sócio-gerente da fazenda. Cantores, como Leonardo, Daniel e Di Paulo e Paulino, são frequentadores assíduos do local e vão à fazenda pelo menos uma vez por ano.

O interesse não é só em consumir a fruta, mas também em aproveitar a beleza que as muitas árvores carregadas dão à paisagem. Muita gente leva redes e passa o dia todo na fazenda. E quando os visitantes deixam o local, não o fazem de mãos vazias. Quase todo mundo colhe as jabuticabas e leva para casa porque ainda não matou toda a vontade ou para presentear quem não pôde ir à fazenda. O quilo é vendido a 5 reais.
O bancário Vanderlei de Paula Sobrinho visitava o local neste sábado com a mulher e os filhos Ângela, de 4 anos, e Artur, de apenas 4 meses. “Jabuticaba é gostoso demais. Só este ano é a segunda vez que venho”, conta. A pequena Ângela diz que adora as frutas, mas, principalmente, o local. “Aqui tem rio, peixinhos e sapinhos” afirma, toda serelepe.
A empresária Angélica Borges também levou os cinco netos, a amiga e uma cunhada até a fazenda ontem. “Goiano que não gosta de jabuticaba e pequi não é goiano”, afirma. O neto, Mateus Borges, de 8 anos, concorda. “E este ano elas estão doces e grandes”, observa. As gêmeas Ana Claudia e Maria Clara, de 1 ano e 8 meses, foram outras que se divertiram à beça na manhã de ontem com a natureza e as frutas.

História
Tudo começou em 1947 quando o patriarca da família - que hoje é conselheiro do filho que administra a fazenda – percebeu que a jabuticaba poderia ser lucrativa. Na época, ele vendia frutas na feira em Goiânia. Resolveu plantar jabuticaba em sua propriedade para vender. Em 1966, percebeu que seria interessante abrir o local para os turistas. “O pessoal gosta mais de chupar a fruta no pé”, conta o filho Paulo.

Até o ano passado, a fazenda tinha 31 mil pés da fruta. Este ano, o conselheiro mandou plantar mais 6 mil. “Eu disse que não precisava de mais, mas meu pai é um visionário. Disse para eu plantar que daqui há 20 anos vou mudar de ideia”, explica Paulo. Segundo ele, a cada ano o número de visitantes aumenta. Para atender a demanda, este ano está sendo construído um heliporto, que deve ficar pronto nos próximos dias.

Hoje, além da fruta, quem visita a fazenda ainda encontra geleia, sorvete, bombom, vinho, licor e aguardente. Tudo feito de jabuticaba. Por causa da fazenda, Hidrolândia leva o título de maior produtor de jabuticaba no Brasil. Além de ser apreciada por seu sabor doce, a fruta também faz bem para a saúde: possui uma boa quantidade de vitaminas B e C e é rica em sais minerais, como, por exemplo, cálcio, fósforo e ferro.

Fonte: Jornal O Hoje