Prefeitáveis apresentam propostas para resolver problemas do transporte público

11:07 1 Comments A+ a-



Em evento realizado pelo Fórum de Mobilidade Urbana de Goiânia, candidatos expõem suas ideias sobre o trânsito da capital goiana

Acompanhe as principais propostas do candidatos:

José Netho (PPL)

O primeiro a falar foi o candidato do PPL, José Netho, que foi um dos únicos a não concordar com as transformações propostas por BRT, BRS e VLT. “O trânsito tem sido visto como veículos para uma só pessoa e o que precisamos fazer é transformar esse conceito em transporte público. Mas isso não significa focar nos ônibus, pois eles são um dos modais de transporte. Estamos apostando no aeromóvel, que é semelhante ao VLT, mas feito de modo elevado. Isto é, gastaríamos 50% a menos do que para implantar as outras propostas, sem contar que poderíamos utilizar a parte de baixo e construir vários quilômetros de ciclovias”, falou.

Jovair Arantes (PTB)

O candidato Jovair Arantes (PTB) precisou se retirar do evento devido a um compromisso político em Brasília e foi representado por seu candidato a vice, Francisco Júnior (PSD). Mas antes de sair Jovair falou sobre suas propostas. “Acreditamos na construção imediata dos corredores exclusivos para ônibus, na implantação dos 60 km de ciclovias que iremos construir; enfim, temos que colocar praticidade no que já existe, como os corredores preferenciais, que estão no Plano Diretor de Goiânia, mas ainda não saíram do papel. O transporte coletivo precisa ter prioridade sobre o transporte individual”, disparou.

Reinaldo Pantaleão (PSol)

O professor Pantaleão, como é conhecido, discorreu sobre a importância de se discutir mobilidade urbana e contou experiências próprias para ilustrar seu pensamento. “A mobilidade urbana faz parte da vida do cidadão e da cidadã. Por exemplo, eu saí do Itatiaia às 6h40, de ônibus, e cheguei aqui no Marista às 8h. De lá para cá, vemos muitos problemas. Um dos pedaços complicados é perto da pecuária em que há grande fluxo de carros. E para tirar os carros da rua é preciso mostrar alternativas, como ciclovias, além de discutir as coisas com a população. O que é preciso ser feito já está aí, basta respeitar o planejamento”, disse.

Elias Júnior (PMN)

Já Elias Júnior (PMN) disse que vai colocar em prática o que está previsto no Plano Nacional de Mobilidade Urbana. “Temos que levar em consideração o que foi forjado com tanto entusiasmo por aqueles que têm estudado mobilidade. E precisamos seguir essas diretrizes para ter uma mobilidade melhor. Assim, vamos priorizar o transporte coletivo, construir ciclovias, investir nessa rede viária de Goiânia para que todas essas ações tenham influência direta na qualidade do trânsito da cidade”, falou.

Isaura Lemos (PC do B)

Isaura Lemos (PC do B) também valorizou o transporte público em suas propostas e citou o Plano Diretor em relação aos ciclistas. “Vamos dar prioridade ao transporte coletivo fazendo com o haja fiscalização, para que as empresas cumpram com o que está previsto nos contratos; criar um grupo de trabalho para que tenhamos a médio e longo prazo tenhamos o metrô em Goiânia; e queremos fazer com que o Plano Diretor seja de fato respeitado em relação ao ciclismo; sem contar nas calçadas, em que iremos conceder descontos no IPTU para aqueles que nos ajudarem a reconstruí-las”, relatou.

Simeyzon Silveira (PSC)

E, por último, o candidato do PSC, Simeyzon Silveira, falou sobre as parcerias público-privadas e de como usar a tecnologia a favor de melhorar o trânsito. “Esse é um assunto que precisa ser colocado como prioridade por qualquer um que ganhe essa eleição. Já somos uma metrópole e estamos sofrendo com essa situação. O que queremos é buscar recursos para soluções rápidas e usar a tecnologia para facilitar o transporte. Por exemplo, precisamos utilizar vias de mão única, nos horários de grande fluxo; nesses horários, fazer com que os ônibus não fiquem parados no sinal, etc. Enfim, são alternativas muito possíveis e baratas. E precisamos contar com as parcerias público-privadas. Não concordo com a terceirização, mas as parcerias são muito importantes, principalmente nesse aspecto”, terminou.

Paulo Garcia (PT)

O candidato Paulo Garcia foi representado por seu candidato a vice, Agenor Mariano (PMDB). Mariano falou sobre a proposta de continuação da Marginal Botafogo, da Avenida Jamel Cecílio até 2ª Radial no Setor Pedro Ludovico; sobre a construção de viadutos na Marginal Botafogo sob a Avenida Jamel Cecílio e sob a Rua 88; e sobre um novo viaduto na BR-153, ligando o Jardim Goiás e o Setor Novo Mundo, junto à Celg. O candidato também abordou a construção do BRT Norte Sul com quase 23 quilômetros construídos. “A obra ligará o terminal Veiga Jardim ao Recanto do Bosque e terá um investimento de 282 milhões de reais”, contou. Agenor explicou que 82 ônibus vão trafegar na via, sendo 52 convencionais e 30 articulados, e que serão construídos quatro terminais: Correios, Rodoviária, Perimetral e Recanto do Bosque.

Rubens Donizetti (PSTU) não compareceu ao evento.

Fonte: Jornal Opção

1 comentários:

Write comentários