Espaço de menos para a construção de corredores exclusivos
Dados do Setor de Estrutura Viária da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Goiânia revelam que em muitas das vias onde estão previstos os corredores de transporte a caixa das vias possui menos da metade da largura necessária para execução dos projetos de corredores exclusivos e preferenciais. É o caso do Corredor Leste-Oeste, por exemplo. Segundo prevê o Plano Diretor, na avenida deveria ser implantado um corredor exclusivo para circulação de ônibus, com caixa total de 36 metros de largura. Em alguns trechos, a via tem apenas 15 metros.
O Eixo T-7 também exige 36 metros de largura para implantação do corredor conforme foi pensado quando da elaboração do Plano Diretor: com duas faixas para o transporte coletivo, em canteiro central, de 3,5 metros cada; duas faixas para estacionamento (já suprimidas ao longo do eixo); 4 faixas de rolamento para veículos particulares de 2,85 metros de largura e calçadas de 5 metros. Ao percorrer o eixo, é possível constatar que o projeto, hoje, não poderia ser implantado. Para tanto, seria necessária uma drástica redução das calçadas. Em alguns pontos, essa redução causaria uma aproximação dos imóveis com a faixa de rolamento.
Fonte: O Popular