Espaço de menos para a construção de corredores exclusivos

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Dados do Setor de Estrutura Viária da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Goiânia revelam que em muitas das vias onde estão previstos os corredores de transporte a caixa das vias possui menos da metade da largura necessária para execução dos projetos de corredores exclusivos e preferenciais. É o caso do Corredor Leste-Oeste, por exemplo. Segundo prevê o Plano Diretor, na avenida deveria ser implantado um corredor exclusivo para circulação de ônibus, com caixa total de 36 metros de largura. Em alguns trechos, a via tem apenas 15 metros.

O Eixo T-7 também exige 36 metros de largura para implantação do corredor conforme foi pensado quando da elaboração do Plano Diretor: com duas faixas para o transporte coletivo, em canteiro central, de 3,5 metros cada; duas faixas para estacionamento (já suprimidas ao longo do eixo); 4 faixas de rolamento para veículos particulares de 2,85 metros de largura e calçadas de 5 metros. Ao percorrer o eixo, é possível constatar que o projeto, hoje, não poderia ser implantado. Para tanto, seria necessária uma drástica redução das calçadas. Em alguns pontos, essa redução causaria uma aproximação dos imóveis com a faixa de rolamento.

Fonte: O Popular