Saneago garante o fim da falta d’água

11:11 0 Comments A+ a-




Com novas instalações já funcionando, o problema na região sudoeste da capital parece eliminado.

Obras de ampliação do sistema de fornecimento da água na região sudoeste foram concluídas, e o diretor de Engenharia da Saneago, Olegário Martins Teixeira, garante que, em 2013, a região não sofrerá com falta de água no período de estiagem. As obras consistem em um booster (reservatório de onde a água é bombeada), uma adutora e uma elevatória novos, que ampliam em 400litros por segundo o fornecimento de água para a região, além da ampliação de dois reservatórios que abastecem a região.

Antes da obra entrar em funcionamento, todos os anos, entre junho e setembro, época de estiagem, os moradores da região sofriam com falta de água. “Apesar da captação de água do Rio Meia Ponte ser suficiente, a estrutura não permitia que a água chegasse até os bairros”, explica Olegário. A nova adutora, estação responsável por transportar a água até os reservatórios, tem 800 milímetros de diâmetro e quatro mil metros de extensão.

A estrutura que recebe essa água é o novo Booster Adélia, que tem capacidade de fornecer 1.000litros por segundo, o que representa 400l/s a mais que a instalação antiga. A Elevatória Atlântico/Garavelo também faz parte da obra e foi expandida para fornecer 600l/s, o que representa um aumento de 200l/s no fornecimento de água.

Ampliação
O Centro Reservatório Atlântico, que também fornece água para a região sudoeste, foi ampliado e agora tem capacidade para 20 milhões de litros, dobrando a sua capacidade inicial. Outro reservatório que foi expandido para resolver o problema de fornecimento de água foi o Reservatório Garavelo, que tinha capacidade para cinco milhões de litros e pode armazenar agora oito milhões.

O governo estadual investiu R$26,5 milhões na obra para resolver o problema enfrentado pelos moradores da região sudoeste durante as estiagens. “As novas instalações já estão funcionando e resolvem os problemas de distribuição de água na região sudoeste”, informou o diretor Olegário Martins.

Fonte: Jornal O Hoje