Áreas verdes implantadas em Goiânia crescem 200% em cinco anos
Já são mais de quatro milhões de m² de arborização urbana que caracterizam a cidade como a capital verde do país e a segunda do mundo
Com um crescimento de mais de dois milhões de m² em áreas verdes implantadas (parques), Goiânia tem sido referência em arborização urbana no Brasil. A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) plantou, em cinco anos, mais de 250 mil mudas nativas do cerrado e distribuiu 1,2 milhão de mudas para plantios voluntários em passeios públicos pela população através do Programa Plante a Vida.
Os números apontam que a cidade segue como a capital verde do país e a segunda do mundo, perdendo apenas para Edmont, no Canadá. Contabilizando o benefício, são 0,79 árvores por habitante, o que corresponde a 94 m² de área verde por habitante, sendo que esse índice supera em oito vezes o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 m².
Para a presidente da Amma, Mayza Margareth Constantino, esses números reforçam os vários benefícios que a arborização proporciona a toda a população, refletindo na qualidade de vida. “Os exemplares arbóreos proporcionam uma melhoria no microclima, absorção de poluição, purificação do ar, amortecimento dos ruídos, além das frutas que nos alimentam, o refúgio dos animais e a beleza dos períodos de floração”, elucida.
O gerente de Arborização da Amma, Antônio Esteves, explica que as árvores são de vital importância para nossa sobrevivência, principalmente em Goiânia, onde predomina o clima seco e de baixa umidade. “Onde há maior incidência de área verde existe o que chamamos de conforto térmico, que é a diminuição da temperatura com o aumento da umidade do ar. A arborização é um redutor natural de calor, que permite reduzir em até 4°C a temperatura do ambiente, melhorando assim a qualidade do ar e consequentemente, a respiração”, declara.
Segundo Antônio, a população precisa de uma maior conscientização quanto à arborização urbana. “São desenvolvidas diversas atividades pela Amma voltadas para preservação, recuperação e manutenção de exemplares arbóreos como plantios, o Programa Plante a Vida, além do Plano Diretor de Arborização, que disciplina a poda e a extirpação de árvores no município”, diz. O gerente complementa que a população precisa entender que existe a necessidade de novos plantios e que as árvores não podem ser retiradas sem autorização da agência concedida por meio de vistoria, sendo removidas somente aquelas que estão biologicamente comprometidas.
Dia da Árvore
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), em parceria com a Tropical Urbanismo e Incorporação, realiza hoje, 21, no Jardim Botânico, o plantio de 300 mudas nativas do cerrado em comemoração ao Dia da Árvore. Durante todo o dia serão doadas à população mudas de Oiti, Barú e Ipê Amarelo na sede da agência, localizada na rua 75 esquina com 66, n° 137, no Centro, através do Programa Plante a Vida.
A Amma destaca a importância da árvore na melhoria da qualidade de vida da população, promovendo esse evento que integra a educação ambiental e a consciência para preservação do meio ambiente. “Sabemos que é a partir da infância que agregamos valores que serão usados pelo resto da vida, por isso enfatizamos o plantio das mudas feito pelas crianças e a consciência ambiental”, pontua a presidente.
Parceria
A parceria entre a Tropical Urbanismo e Incorporação e a Prefeitura de Goiânia foi firmada há exatamente um ano, no Dia da Árvore (21/09) de 2011. Na ocasião, a empresa comprometeu-se a auxiliar a Amma e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) a reforçarem o programa Goiânia Mais Verde, viabilizando o plantio de 35 mil mudas de espécies nativas do Cerrado na Capital, em diversas áreas de mata ciliar que sofrem com a degradação. Ao longo dos 12 meses da parceria, a Tropical doou 12,3 mil mudas à Prefeitura. Nos próximos meses, mais mudas serão doadas.
Os plantios das mudas viabilizadas pela empresa foram realizados em vários locais da cidade, como as margens do Córrego Capim Puba, o Setor Santo Hilário, a nascente do Córrego Abel, as margens do Córrego Palmito, entre outros. “É uma grande satisfação saber que estamos colaborando para a preservação do Cerrado e para a melhoria da qualidade de vida em Goiânia. Levamos nosso trabalho de responsabilidade socioambiental a sério e acreditamos que a iniciativa privada deve ser parceira do poder público na defesa do meio ambiente”, destaca o Executivo Comercial da Tropical, Leandro Daher da Costa.
Mais informações
Assessoria de Comunicação da Amma - 3524-1117
Assessora: Sara Gomes - (62) 8421-9837
Autor: Alinny Vieira, Sara Gomes e Assessoria de Comunicação da Tropical Urbanismo e Incorporação (Prefeitura de Goiânia)
1 comentários:
Write comentáriosObviamente, a arborização é uma necessidade e traz benefícios incontestáveis. Porém, é inadmissível a falta de planejamento urbanístico que se reflete na ausência de padronização dos exemplares e, muitas vezes, na falta de critério na escolha desses. Uma rua ou avenida com árvores da mesma espécie e plantadas à uma distância bem calculada e simetricamente é sempre mais bonita que uma sem critérios de padronização.
Reply