Nova Sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás
O terreno destinado à construção da nova sede administrativa do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) está localizado à rua Ubirajara Berocan Leite, gleba da antiga Fazenda Retiro, nesta Capital, possuindo área total de área total de 93.027,47m², próximo ao aeroporto Santa Genoveva.
O complexo arquitetônico da nova sede do TCE-GO consiste em três blocos interligados por um átrio central com cobertura translúcida, definindo a circulação interna, sendo dois blocos paralelos com dois pavimentos e um bloco com três pavimentos, subsolos 1 e 2, com um total de 167 vagas de estacionamento cobertas, e à frente dos edifícios, o auditório principal. Ademais, há diversas construções anexas como creche, área de convivência, guaritas, pátio de serviço e amplo estacionamento (413 vagas não cobertas), perfazendo área construída de 22.536,22m².
As circulações verticais do prédio serão feitas por escadas e elevadores, havendo um elevador em cada um dos blocos A e C e três elevadores no bloco B, sendo um privativo.
O subsolo 2 abrigará 28 vagas de estacionamento cobertas para conselheiros, sala do Setor de Transportes, Serviço de Material e Patrimônio, Serviço de Administração do Edifício, pátio de descarga, Central de Ar Condicionado, Grupo Moto-Gerador.
O subsolo 1 abrigará 139 vagas de estacionamento cobertas, lava-jato, depósito, salão de exposição, Serviço de Documentação e Arquivo, Serviço de Transporte, Assessoria Militar, DML, vestiários, refeitório, copa, sala de funcionários terceirizados e na parte frontal do terreno será implantado o auditório com palco para 484 lugares com quantitativo reservado para portadores de necessidades especiais.
O térreo é constituído pela entrada principal, espelho d'água, átrio e recepção, sendo que os três blocos contam com copa, sanitários públicos e sala específicas para infraestrutura de ar condicionado e rede estrutura (telefonia e lógica). Na planta baixa e relação abaixo temos os departamentos localizados no térreo:
No Bloco A estão localizados os seguintes setores: Secretaria Geral, Biblioteca Geral, Serviço Gráfico, Serviço de Impressão Gráfica, Sala dos Conselheiros Aposentados e PABX.
No Bloco B, temos o Plenário, foyer, Assistência ao plenário, sala de reunião para conselheiros, Taquigrafia, Assessoria Militar, Divisão de Processamento de Dados, Serviço Médico com consultórios de odontologia, médicos e de psicologia.
No Bloco C, estão localizados a Divisão de Pessoal, Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade, Remessas Postais, Protocolo, Banco e Lanchonete.
No primeiro pavimento, os três blocos contam com copa, sanitários e sala específica para infraestrutura de Ar Condicionado e rede cabeamento estruturado. Na planta baixa e relação abaixo temos os departamentos localizados nesse pavimento:
No Bloco A, localiza-se a Escola de Contas com um laboratório de informática e quatro salas de aula, Divisão de Cartório de Contas, Divisão de Contas, Divisão de Acompanhamento de Contas, Serviço de Controle de Contas e Gabinete do Contador Geral.
No Bloco B, está localizado o Serviço de Apoio ao Plenário, sala de áudio e vídeo, estúdio, Diretoria Jurídica, Corregedoria Geral, Ouvidoria Geral, Divisão de Orçamento e Finanças, Divisão Administrativa, Diretoria Jurídica, Serviço de Imprensa e Relações Públicas, Cerimonial, PROMOEX e as Divisões de Fiscalização de Engenharia.
No Bloco C, temos a Coordenação de Fiscalização, bem como as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Divisões de Fiscalização.
No segundo pavimento, os três blocos são constituídos por uma copa, sanitários e sala específica para infraestrutura de ar condicionado e cabeamento estruturado. Na planta baixa e relação abaixo temos os departamentos localizados nesse pavimento:
No Bloco A, estão localizados a Procuradoria Geral com seis gabinetes de Procuradores, Gabinete Procurador Geral e a Biblioteca da Procuradoria.
No Bloco B, localizam-se os sete gabinetes dos Conselheiros e a Diretoria Geral.
No Bloco C, temos sete gabinetes de Auditores, Diretoria da Auditoria, bem como a Mecanografia da Auditoria.
No terceiro pavimento, temos somente o bloco B, que será destinado à Presidência do TCE-GO, havendo uma Recepção, Secretaria, Chefia de Gabinete, Assessoria, Mecanografia, Gabinete da Presidência (ante-sala, reunião, sala, copa e um sanitário), sanitários públicos, circulação, passarela e terraço, copa, DML e sala específica de infraestrutura de ar condicionado e cabeamento estruturado.
A Área de Convivência, construção anexa, abrigará churrasqueira, cozinha, vestiários, espaço para ginástica laboral, salão de jogos, playground, duas quadras poliesportivas e um campo de futebol. A creche, contará com berçário, salas para crianças de 1 a 2 anos, salas para crianças de 2 a 3 anos, e toda infraestrutura necessária ao seu funcionamento adequado.
Quanto aos aspectos construtivos do empreendimento, serão utilizados materiais e soluções tecnológicas que visem e atendem o aspecto institucional do edifício; ou seja, durabilidade, praticidade e funcionamento com a devida preservação ambiental.
Para o conforto térmico de seus usuários, houve a preocupação de se envolver os edifícios com uma malha metálica em seu redor, que possui alto índice de reflexão, propiciando proteção solar aos ambientes internos, mas mantendo-se índices de iluminação satisfatórios devido ao seu desenho geométrico. Além dos aspectos positivos em relação ao conforto térmico, o projeto de arquitetura permite que haja maiores índices internos de iluminação natural, o que enseja o aumento do conforto visual para o desempenho de tarefas e conforto psicológico através do contato visual dos ocupantes do edifício com o ambiente externo. Ademais, o aumento do índice de iluminação natural interno reduz o uso da iluminação artificial, contribuindo também para a redução do consumo de energia elétrica.
Outro aspecto de conforto térmico aplicado ao projeto arquitetônico do TCE-GO diz respeito à ventilação natural. Através das janelas móveis, localizadas em todas as fachadas do Tribunal (com exceção do auditório, estúdios e plenário) e ambientes próximos ao átrio interno possibilitando a melhoria da qualidade do ar interno, assim como a redução do uso do sistema de ar condicionado, o qual conterá resfriadores de líquido, objetivando assegurar as condições de temperatura, umidade, filtragem e movimentação do ar, adequadas ao bom funcionamento dos equipamentos de informática, além de garantir uma temperatura adequada às condições de conforto necessárias ao ambiente. O sistema escolhido de ar condicionado utiliza fluido refrigerante ecológico que não agride o meio ambiente, sendo livres de CFC e HCFC.
Em termos de soluções tecnológicas para trazer o bom uso e economia dos recursos finitos como a água, serão utilizados produtos hidráulicos e sanitários com torneiras automáticas e válvulas de mictório destinadas especialmente à economia de água. Ademais, está previsto no projeto um sistema de reaproveitamento da água da chuva por meio de reservatórios de armazenamento enterrados, visando à economia de água potável e redução dos impactos ambientais, a qual será utilizada somente para a irrigação dos jardins e lavagem de pisos e veículos.
Contando com uma considerável área de paisagismo, o novo edifício-sede do TCE-GO será circundado por vegetações que valorizarão o conjunto arquitetônico e um espelho d'água para esfriamento evaporativo, que elevará a umidade relativa do ar.
Na concepção do projeto da Nova Sede Administrativa do TCE-GO, a funcionalidade de sua complexa estrutura foi atendida por meio do dimensionamento adequado dos ambientes de trabalho, conforme a grandeza de sua estrutura organizacional, assim como a devida integração e setorização de suas unidades. Quanto ao aspecto formal, o projeto buscou atribuir um caráter expressivo e moderno ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás.