Tempo já dá sinais de melhoras
Calor e baixa umidade devem continuar, pelo menos, até o próximo dia 20, quando a temperatura poderá, enfim, cair
Após quase dois meses de estiagem, alguns pingos de chuva fizeram a alegria dos moradores da capital em algumas regiões como Jardim Goiás, Setor Sul, Conjunto Fabiana e Centro na tarde de ontem. No entanto, a chuva foi rápida, em locais isolados e não amenizou o calor de 37°C e a baixa umidade, que ficou na média de 20%. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo só deve melhorar depois do dia 20 e as chuvas só devem voltar de vez em outubro.
Durante a manhã e o início da tarde de ontem, o tempo esteve ainda mais abafado que o normal em Goiânia. Com o céu nublado e quase sem vento, a cidade parecia uma estufa. “A atmosfera está poluída. Enquanto não chover realmente para limpar isso, o tempo fica nessas condições”, explica a chefe do Inmet, Elizabete Alves Ferreira. Ela também esclarece que ,quando o tempo fica abafado assim, é quase sempre sinal de chuva, como aconteceu.
Os primeiros pingos caíram por causa de uma mudança de vento e de uma instabilidade vinda do leste do País. Hoje, podem ocorrer novamente chuvas isoladas e rápidas em Goiânia e em cidades das regiões sul e central de Goiás. No entanto, a temperatura deve continuar próxima aos 37°C e a umidade, em cerca de 20%. Só depois do dia 20, com a chegada de uma frente fria vinda do Sul do Brasil, essa situação deve mudar. “Essa frente vai ser mais intensa e conseguir romper o bloqueio da massa de ar seco que está predominando”, prevê Elisabete. Ai, sim, a temperatura deve diminuir e a umidade aumentar, para alívio dos goianos.
Redes sociais
Muitos goianienses só souberam da rápida chuva pelas redes sociais Twitter e Facebook. Durante os poucos minutos em que as gotas caíram e depois, durante o resto da tarde, o assunto do dia foi esse. A estudante Daniela Branquinho comentou: “Chuvaaaaaaaa, obrigaaaaada Deus”. O estudante Lucas Araújo agradeceu e aproveitou para curtir com a amiga: “Chuv...isco. viva! Depois de não sei quanto tempo sem chuva, quando começa a chuviscar, meu instinto seria ir andar sob a chuva. Já Lorena Araújo precisa de carona para não andar 170 metros molhando. E daqui a pouco começam as reclamações por causa da ‘chuva’".
Enquanto isso, outros já começaram a reclamar da pouca duração e do fato de nem toda a cidade ter visto a chuva. “A chuva em Goiânia tá igual dinheiro na conta no decorrer do mês: um pingo aqui, outro acolá”, disse Camila Lourenço. “Aparentemente pequeno vazamento de mangueira no céu foi resolvido rapidamente”, comentou Adilson Rocha.
“Goiânia deve entrar pro Guiness Book. A chuva mais rápida do universo e mais comentada no twitter durante os 5 segundos de duração”, resumiu Drayan Bouhid no Twitter.
Fonte: Jornal O Hoje