Prestes a ser lançado o Rodovida Conservação
Nesta primeira etapa haverá um investimento próximo dos R$ 400 milhões, mas ao longo de 30 meses o programa terá investido R$ 800 milhões nas demandas de conservação rotineira e preventiva das rodovias pavimentas e não pavimentadas do Estado, além das intervenções estruturais de maior vulto.
O Rodovida Conservação divide o sistema rodoviário em 34 regionais, das quais 20 cuidarão da manutenção das rodovias pavimentadas, num total de 9.142,2 quilômetros. Único no País, o programa está pautado em metodologia ágil dos trabalhos, acompanhada da rígida fiscalização e medição dos serviços executados.
Segundo informam fontes da Agetop, o objetivo é garantir maior eficácia às obras e atingir mais rapidamente os padrões de excelência na execução e gestão do sistema rodoviário estadual. “Para manter a produtividade e o foco de trabalho das empresas contratadas para a execução dos serviços, aquelas que atuarem na malha pavimentada não poderão cuidar também da malha não pavimentada”, segundo critérios fixados no edital de licitação.
Conforme traduziu uma fonte da Agetop, o governo Marconi Perillo “começou a remover os escombros” herdados da administração anterior. A remoção teve início exatamente no dia 27 de maio de 2011, quando o governo lançou o Fundo de Transportes, que garantirá recursos suficientes para a manutenção das rodovias e construção de outras.
Na mesma solenidade, ocorrida no Centro Cultural Oscar Niemeyer, foram assinadas ordens de serviços para licitação do Programa Rodovida e do Programa de Reconstrução de Rodovias Estaduais.
O pontapé inicial à implantação de um moderno e inédito conceito de conservação rodoviária em Goiás será dado nos próximos dias, tendo em vista o esforço do governo em zerar o déficit, ao longo de 2011, para deflagrar, neste ano, seu programa de investimento em todo o Estado, priorizando a recuperação da malha viária.
Fonte: Jornal o Hoje