Balada Responsável vai mais que dobrar
O único obstáculo para o Detran concretizar a ampliação seria a disponibilidade de efetivo por parte da Polícia Militar. Ontem, no entanto, em coletiva de imprensa para apresentar o balanço da operação durante o carnaval, o comandante do Batalhão de Trânsito da PM, tenente-coronel Marco Antônio de Castro, disse que isso é simples de solucionar. Segundo ele, a corporação tem policiais suficientes para realizar o trabalho. “Basta alocar os homens. O nosso regime de carga horária permite isso.” A presidência do Detran deve se reunir com o comando da PM na próxima semana.
O presidente do órgão, Edivaldo Cardoso, declarou que a Balada Responsável virou prioridade do governo estadual, passando a não ser somente uma ação de trânsito, mas uma ação de Estado. Para ele, a união de forças no carnaval foi um exemplo disso. “A operação veio para ficar e não para ser descontinuada. Faz parte de uma política de governo e que apresentou resultados significativos em pouco tempo. A Balada Responsável nasceu para ser ampliada e interiorizada”, diz Edivaldo.
Este é um momento de redimensionamento da operação. O diretor de Operações do Detran, coronel Sebastião Vaz, estima para a próxima semana o aumento da presença do bafômetro nas ruas da capital. O estudo que vem sendo realizado é para avaliar o quanto a Balada Responsável pode ser aumentada.
O Detran trabalha com meta audaciosa de redução de acidentes. Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) defende a diminuição de 50% dos acidentes em uma década, o órgão, por meio de políticas de fiscalização, educação e conscientização, pretende atingir o índice em quatro anos. Edivaldo estima que Goiás vai concluir 2012 com 15% a menos de acidentes, se comparado a 2011, ano escolhido como referencial para comparar as estatísticas.
Fonte: Jornal O Hoje (Galtiery Rodrigues)