Filas marcam última semana para regularização

11:59 0 Comments A+ a-


Com 35% dos eleitores em débito com a quitação das pendências, TRE amplia atendimento.

Como diz o ditado, “numa fila de dobrar a esquina” os eleitores procuraram o novo posto de recadastramento biométrico do TRE-GO na Praça Cívica. O atendimento está acontecendo no subsolo do Palácio Pedro Ludovico e conta com 22 kits para atender a demanda que parece crescer, enquanto o prazo para a realização do serviço diminui.

De acordo com a coordenadora da biometria, juíza Maria Umbelina Zorzetti, cerca de 680 mil pessoas já foram atendidas, que representam aproximadamente 75% dos eleitores de Goiás. Porém, ainda faltam muitos atendimentos a serem feitos. “Estamos fazendo nossa parte. Ampliamos nossa capacidade de atendimento nesse mês e agora depende do eleitor nos procurar e ter paciência, pois grande parte dessas filas é em consequência da ausência dele”.

Com a grande procura em todos os postos de atendimento disponíveis, muitos eleitores já procuraram os pontos mais de uma vez. É caso Welton Vasconcelos e sua filha Ina Clara, que estão tentando pela terceira vez. “Já fomos ao Vapt-Vupt do Banana Shopping, mas as senhas tinham acabado devido ao grande volume de pessoas. Agora, vamos fazer o recadastramento aqui”, afirma Welton.

Já o eleitor Marcos Antônio, o último da fila até então, disse que também não é a primeira vez que tenta se cadastrar, mas que não pode esperar muito. “A gente precisa tentar, mas não posso esperar muito aqui, por que tenho mais coisas para fazer. Eu tentei ontem lá na Quarta Radial, mas as senhas já tinham acabado”.

O recadastramento biométrico começou no dia 11 de abril do ano passado e vai até a próxima quinta-feira, dia 1° de março. Dos 909 mil eleitores goianos, 74,5% já fizeram o cadastro. O TRE-GO prevê o atendimento de mais de 80% até o último dia do prazo tanto nos posto normais, quanto nos novos postos, além do local de atendimento itinerante no setor Morada do Sol que teve o prazo de funcionamento estendido e continua em trabalho até o dia 1°. Todos os postos estarão abertos de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Atendimentos não realizados

No feriado de carnaval, muitos eleitores estavam com atendimentos agendados, porém estes não aconteceram devido a problemas técnicos. A coordenadora da biometria do TRE-GO, juíza Maria Umbelina Zorzetti, explica os motivos da não prestação de serviço. “O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estava realizando a mudança de sede no feriado de carnaval e, por isso, os equipamentos de informática estavam todos desligados. Rebemos orientação do TSE para não realizar o plantão, mas achamos que o sistema voltaria a tempo de fazer os recadastramentos agendados. Infelizmente o sistema não voltou e não conseguimos atender os eleitores. Contudo não demos garantias ao eleitor que os atendimentos seriam feitos. Era apenas uma previsão”.

Fonte: Jornal Opção (Marcos Nunes Carreiro)