Marconi vai a Brasília para garantir Educação

10:35 2 Comments A+ a-


Ao participar, na manhã de ontem, da solenidade de lançamento de novos investimentos em pesquisas no Estado, o governador Marconi Perillo (PSDB) voltou a falar sobre a greve na Educação e adiantou que, nesta quinta-feira (9), ele se reunirá com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para solicitar ajuda da União aos governos estaduais nessa área. “Eu vou, quinta-feira, no ministro Mercadante exatamente para dizer: ‘Ou os senhores ajudam os governos estaduais, ou não vamos ter condições de fazer mais nada.’”

O tucano disse que o assunto será tratado com toda a franqueza por reconhecer que o ministro e a presidente, Dilma Rousseff (PT), possuem bons propósitos para ajudar a mudar a Educação no Brasil. “Mas para isso os Estados precisam de apoio, de ajuda pra valer do governo federal.”

Em discurso, o tucano revelou uma conversa que teve no ano passado com o então ministro da Educação, Fernando Haddad. “Eu disse que nós precisávamos de ajuda para pagar o piso. Ele disse que não tem saída: mude o plano de carreira senão não vão conseguir pagar o piso. Não pode ser assim”, considerou.
Marconi reforçou que, depois de muito esforço, o governo conseguiu aumentar em R$ 300 milhões a folha salarial dos professores, garantindo o pagamento do piso nacional para a categoria.

O governador voltou a dizer que os Estados bancam praticamente sozinhos a Educação e que, se o governo não precisasse repassar imposto para a União, os professores receberiam os melhores incentivos. “Ano passado ficaram R$ 506 milhões do governo estadual nos cofres da União. Se esse dinheiro tivesse ficado nos cofres do Estado, o usaríamos integralmente para os professores, para melhorar o incentivo e o salário da categoria.”

Marconi pediu novamente a união de esforços entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e governo estadual para buscar mais recursos junto ao governo federal. “Não fiquemos dispersando esforços, energias com o Sintego de um lado e o governo do Estado do outro.”

Fonte: Jornal o Hoje

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
8 de fevereiro de 2012 às 11:16 delete

esta muito além de sua vontade própria , vc não esta ligando a minima ,para educação ,para os professores vc diminui no salário deles , e para
nós do E.J.A O que vc fez diminuiu a grade corricular , diminuiu os períodos de aula . isso não é justo , o futuro do nosso estado desta nação esta dentro das escolas , desde o porteiro até o aluno de jardim ,ao curso superior ,cade suas promessas ,que vc fez aos professores aos alunos .a eduacação.não nos martilize estamos todos cansados de promessa , e a sua chance de mudar essa história .obgd,

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de fevereiro de 2012 às 21:53 delete

QUE POUCA VERGONHA É ESTA GOVERNADOR, ESTAMOS DECEPCIONADOS, QUE O SR ESTÁ CANTANDO AOS VENTOS QUE ESTÁ PAGANDO O PISO SALARIAL,QUANDO NA VERDADE O RETIROU DE NOSSAS COSTAS, FAZENDO BONITO COM O CHAPEU DOS OUTROS. NOVO PACTO PELA EDUCAÇÃO FEITO NAS MADRUGADAS DO FIM DE ANO NA SURDINA, SEM CONVERSAR, NEM PROPOR. ISTO É PURA INCONPETÊNCIA E ENGANAÇÃO. ESTAMOS DECEPCIONADOS COM O SR. FUI SEI ELEITOR, E É ISSO QUE MAIS MACHUCA A MINHA CONSCIÊNCIA. ESTOU LUITO FRUSTADO...

Reply
avatar