Anel Viário - Dnit vai concluir licitação de via

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A superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou ontem que vai concluir a licitação para manutenção de 19,9 quilômetros do anel viário da região metropolitana de Goiânia. O trecho liga a BR-153 à BR-060 e é alvo de disputa das prefeituras da capital e de Aparecida de Goiânia com o órgão federal; ninguém quer ser responsável pela ligação entre as rodovias federais. Apesar de informar que vai concluir a concorrência pública, o órgão não especifica a data para que isso ocorra.

A nota foi divulgada após o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) informar que o Dnit “finalmente assumiu para si a competência por gerir integralmente anel viário”. O comunicado da Procuradoria Regional em Goiás foi postado no site às 11h33. Às 15 horas o Dnit divulgou o texto, informando que “não está assumindo a responsabilidade pelo anel viário”.

A superintendência informa que pretende colocar o trecho “ em condições de trafegabilidade para que as respectivas prefeituras façam a urbanização necessária.” Em maio de 2011 o MPF concedeu ao Dnit 30 dias para providenciar manutenção, conservação e sinalização do trecho. Esta recomendação é citada no texto do órgão ligado ao Ministério dos Transportes.

O Dnit informa ainda que o trecho “não pode mais ser considerado anel viário porque já que foi absorvido pelos dois municípios”. Os quase 20 quilômetros são classificados como “avenida”. O órgão cita um novo projeto - em fase de elaboração - de contorno viário da região metropolitana, que inclui novo traçado para a BR-153.

A licitação para manutenção do trecho alvo das ações do MPF já foi realizada. A vencedora é a empresa RS Engenharia Ltda, de São Paulo. O núcleo de comunicação do Dnit informa que está em fase de formatação dos documentos para assinatura - ato final do processo de licitação -, mas não há prazo certo para a conclusão. Segundo a assessoria, as obras começam em abril, após o período chuvoso.

Atraso
A necessidade de um novo projeto foi detectada em 2009. Na época, O POPULAR mostrou que apenas 20% do anel viário - correspondente ao trecho sem manutenção - foram concluídos.

Fonte: Jornal O Popular