Goiás pode ganhar instituto de estatística

06:33 0 Comments A+ a-


A Goiás pode, em breve, contar com um centro de excelência na produção de estudos, pesquisas, análises e estatísticas socieconômicas, demográficas e físico- territoriais se projeto do Poder Executivo, que ainda será encaminhado à Assembleia Legislativa, for aprovado pela casa de leis. Trata-se do Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), que levará este no­- me em uma homenagem ao ex-governador do Estado (1961-1964), idealizada pelo governador Marconi Perillo.

O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), Giuseppe Vecci, durante visita à família do ex-governador, na mesma data em que Mauro Borges completaria 92 anos de idade. “Mauro Borges dedicou toda a sua vida à causa pública. Isso é uma prova da importância do trabalho desenvolvido por ele na área do planejamento, que foi utilizado como ferramenta na administração pública”, destacou o gestor, que foi recebido pelo filho do homenageado, Rodrigo Borges.

O Instituto Mauro Borges terá como objetivos realizar pesquisas e estudos, elaborar projetos, acompanhar a evolução da economia estadual, fornecendo apoio técnico nas á­reas econômica e social para a formulação das políticas estaduais de desenvolvimento. O IMB ainda vai disponibilizar as informações para a sociedade e contribuir para a retomada do planejamento no Estado.

O novo órgão será vinculado à Segplan e encampará a Superintendência de Estatísticas, Pesquisa e Informações Socioecônomicas (Sepin), também jurisdicionada à pasta, bem como o Sistema Estadual de Estatística e de Informações Geográficas de Goiás (Sieg), composto por órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta e gerenciado pela Sepin.

Vecci informou que será realizado um concurso público para reforçar o quadro de pessoal do Instituto.

Fonte: Jornal o Hoje