Governo federal estuda concessão do aeroporto de Goiânia
As obras da reforma do Aeroporto Santa Genoveva foram paralisadas em 2007. De lá pra cá, os problemas se multiplicaram, como O POPULAR tem mostrado com frequência. Para amenizar, a Infraero está prestes a concluir o chamado "puxadinho", que amplia a área operacional.
A reportagem da Folha diz que os editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília terão regras para garantir mais conforto e menos atrasos de voos.
De acordo com a Folha apurou, a depender do resultado dos leilões dos aeroportos de São Paulo e Distrito Federal, esses poderão ser os próximos aeroportos leiloados, ao lado do Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e de Cofins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), cuja concessão o governo já admite estar em seus planos.
O leilão com as concessões de Cumbica, Viracopos e Brasília deverá ser realizado ainda no fim do ano segundo a programação oficial. O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou a paralisação de obras de construção de novos terminais de passageiros nas duas capitais, Vitória e Goiânia, depois de identificar que houve sobrepreço nos contratos.
Justiça
Nos dois casos, a disputa com as empresas privadas, que ganharam a licitação, foi parar na Justiça. A avaliação no governo é que seria mais fácil desistir de fazer as obras via Infraero e conceder os aeroportos à iniciativa privada. Serão realizados agora estudos de demanda para avaliar se há viabilidade econômica para essas concessões.
As obras nos aeroportos foram paralisadas em 2008 (Vitória) e 2007 (Goiânia). Em julho deste ano, o tribunal liberou a contratação de novos projetos básicos e executivos, que darão os parâmetros para a construção dos terminais nas duas localidades. Enquanto isso, a Infraero constrói módulos operacionais, que, juntos, vão custar R$ 6,7 milhões. Esses módulos são estruturas provisórias para ampliar a capacidade dos aeroportos.
Fonte: Folha Online
Foto: Leoiran