Número de empresas em Goiás aumenta
Para cima
O mês de janeiro apresentou aumento de 23,73% no número de empresas constituídas em Goiás em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 5.511 novas empresas contra 4.454 abertas em janeiro de 2011. Segundo o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Veríssimo Aparecido da Silva, a alta se deve à entrada de mais pessoas no mercado formal por meio da modalidade microempreendedor individual.
“Essa forma de abertura de empresa contempla as necessidades de muitos trabalhadores que estão na informalidade. Todo o processo de formalização é gratuito, o empreendedor não gasta um centavo para se regularizar”, explica.
Para baixo
O número de empresas extintas em janeiro deste ano também apresentou alta em relação a janeiro de 2011: 35,36%. “Mais uma vez, a variação se deve aos microempreendedores individuais. Muitos abrem, mas não têm fôlego para permanecer no mercado. Precisam de capacitação anterior à abertura da empresa e não procuram esse suporte”, avalia.
Panorama
Outro dado importante para o setor econômico do Estado diz respeito aos serviços protocolados na Juceg. Só em Goiânia, foram mais de 9 mil. “A capital ainda concentra boa parte da demanda de Goiás. Muitos empresários do interior, onde não há atendimento da Junta Comercial, vêm até a sede para realizar atos relacionados à empresa”, afirma o presidente da Juceg.
Apesar de ser expressivo o número de serviços protocolados em escritórios regionais - mais de 7 mil em janeiro - ainda há espaço para a expansão do registro mercantil no interior. “Os 38 escritórios regionais da Junta têm uma boa movimentação, e já atendem uma grande quantidade de empresários, mas ainda não contempla todos os 246 municípios do Estado. A meta é atender todas as cidades”, ressalta.
Goiás Agora.