Canedenses sem problemas com água

22:27 0 Comments A+ a-


Senador Canedo passou muitos anos com problemas em saneamento básico, em que diversos bairros sofriam com a falta de abastecimento na época da seca, além da falta de tratamento de esgoto. O problema está sendo, finalmente, resolvido neste ano, com a finalização da obra da estação de tratamento municipal. A cidade da Região Metropolitana de Goiânia é uma das poucas do Estado que realiza o próprio abastecimento de água e tratamento de esgoto, sem participação da Saneago. Além disso, os canedenses têm vistos avanços em outras áreas públicas, como a saúde, educação e lazer.

Com investimentos de mais de R$ 50 milhões na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), no Bairro das Indústrias, finalmente o abastecimento de água em Senador Canedo está sendo regularizado. A obra iniciada em 2008 está praticamente concluída pela prefeitura. A estação de captação de água do Ribeirão Sozinha, na zona rural, obra em fase final de teste, conta com investimentos do tesouro federal e municipal. Na mesma área, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está prevista para ter início ainda neste semestre. Os recursos de R$ 10 milhões já estão liberados pelo governo federal.

Segundo o diretor-presidente da ETA, Eurípedes Bento da Silva, a capacidade de tratamento dobrou, passando de 104 litros para 208 litros de água por segundo. Ele destacou três intervenções responsáveis pela melhoria na qualidade da água: flocação, decantação e filtragem. O diretor ressaltou ainda o reaproveitamento da água, que antes era descartada. A obra completa será entregue à população em março. “Não faltará mais água em Senador Canedo”, garante.

A estação proporcionará o abastecimento de água tratada, principalmente na região central, na Vila Galvão e no Jardim das Oliveiras, alcançando mais de 80 mil pessoas. A rede de captação do Ribeirão Sozinha e a adutora de nove quilômetros, que ligará o mesmo à estação de tratamento, aumentará a captação de água da ETA. O prefeito Túlio Sérvio disse que a obra é o resultado do esforço do poder público e da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc). Segundo ele, o período de dificuldades e de reclamações ficará apenas na lembrança. “O problema está solucionado”, comemora.

Senador Canedo também deverá ver concluídas até o fim do ano mais de 20 construções ou ampliações de unidades de saúde. O reflexo do investimento maciço na área é visto nas ruas. “Estou satisfeita com a saúde do município. Melhorou bastante nos últimos anos. Eu fui muito bem atendida aqui”, disse a recém-mãe Glardes Cleonice, 25, enquanto amamentava seu filho na Maternidade Municipal Aristina Cândida. A usuária do serviço Haline José Nascimento, 22, tem opinião parecida. Para ela, a saúde do município deu um salto de qualidade.

Túlio Sérvio argumenta que em seu governo várias conquistas melhoraram a vida da população. Ele destacou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que realizará 200 atendimentos diários de urgência. A recepcionista Aparecida Dias, da Vila São Sebastião, avalia que a cidade pratica uma saúde mais humanizada, pois presta um atendimento de excelência em unidades com infraestrutura moderna e equipamentos de qualidade superior.

Fonte: Jornal O Hoje (Charles Daniel)