Parque do Meia Ponte já tem grupo de trabalho

12:36 0 Comments A+ a-


O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Vilela, anunciou na manhã de hoje, durante a reabertura do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, a criação do Grupo de Trabalho (GT) que ficará responsável pela criação do Parque do Meia Ponte, em Goiânia. Segundo o secretário, o objetivo é garantir a captação de água pela Saneago, recuperar a qualidade das águas do rio e garantir mais qualidade de vida à todos os moradores da grande Goiânia.

Ainda durante evento, o governador Marconi Perillo assinou decreto de utilidade pública de áreas para fim de desapropriação, para implantar o Parque Estadual do Descoberto, no município de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. São 1.935 hectares de área que vão proteger o Lago do Descoberto. De acordo com o secretário, a Semarh já está em negociação com o governo do Distrito Federal e com a Caesb para que banque a desapropriação dessa área e faça a doação ao Estado de Goiás.

“Hoje podemos comemorar muitas coisas”, disse Vilela anunciando mais ações: a posse provisória de mais dois comitês de bacias hidrográficas: do Rio São Marcos e do Rio Corumbá, no alto Paranaíba, na região do entorno do Distrito e ao Baixo Paranaíba, na região sudoeste do Estado. “De um comitê que estava desativado, temos hoje cinco comitês de bacias hidrográficas atuantes. Nós quintuplicamos o número de comitês”. Com essas ações a área do Estado coberta por Comitês de bacia saltará de 3,5% para aproximadamente 45% do território goiano.

Outro decreto assinado pelo governador e anunciado na manhã de hoje é a declaração de utilidade pública de uma área de 2838 hectares que vai compor o Parque Serra de Jaraguá. O objetivo é controlar a ocupação do solo da região, podendo conciliar a proteção da fauna, flora e belezas históricas. Ainda foi oficializada a criação do Parque João Leite, para proteger o reservatório de água que vai abastecer Goiânia.

O secretário ainda informou que estão sendo reativados os Conselhos Consultivos de todas as unidades de conservação, elaborados o plano de manejo das unidades que ainda não tem o seu e reformulados os daquelas que já tem. “O futuro nos reserva um lugar de destaque, ao nosso Estado de Goiás, como um Estado na vanguarda do desenvolvimento sustentável no Brasil”, assim Leonardo Vilela finalizou seu discurso durante evento.

Fonte: Goiás Agora