Agsep quer demolir POG e construir novo presídio
A Penitenciária Odenir Guimarães (POG), antes Cepaigo, será demolida, conforme anúncio feito ontem pelo presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), Edemundo Dias. A previsão é de que a estrutura, que abriga hoje 1.545 presos, seja implodida no segundo semestre de 2013. A ação ocorrerá após a conclusão das obras do Complexo Penal Odenir Guimarães, que será feita por meio de parceria público-privada (PPP) – em sistema de cogestão – e que, inicialmente, prevê 1,6 mil vagas para a penitenciária. O edital de chamamento público para os estudos e modelagem do PPP já foi aberto. O novo presídio está avaliado em R$ 20 milhões.
A atual estrutura da POG foi construída na década de 1960, com 680 vagas. Até hoje, segundo a Agsep, foram ampliadas apenas outras 32 vagas, com a implantação do sistema Módulo de Respeito, em 2009 – passando a ter 712. Com a nova construção, esclarece a coordenadora setorial de PPP da Agsep, Sandra Anjos, a POG terá unidades com um total de até 2,7 mil vagas, divididas em níveis de periculosidade. No local onde hoje funciona a POG será construído um observatório criminológico.
“Inicialmente, falamos em 1,6 mil para termos um parâmetro de abertura para o processo licitatório, mas essa quantidade dependerá dos projetos apresentados”, explica. O estabelecimento penal deve ser construído em três níveis, conforme estabelece resolução do Conselho Nacional de Políticas Penitenciárias (CNPCP).
O presidente da Agsep observa que a intenção do projeto é construir um presídio com toda a estrutura que prevê a execução penal, dando dignidade aos presos e promovendo ações que possam contribuir para a ressocialização. “Mais do que implodir a atual POG, que está toda quebrada, a intenção é romper com esse sistema arcaico, que não atende mais às necessidades e dar dignidade à população carcerária”, diz. A nova POG, segundo Dias, servirá de modelo para o sistema prisional de todo o Estado.
Fonte: Jornal o Hoje
1 comentários:
Write comentáriosNão pode demolir o Cepaigo, esse presidio tem historia, o certo é fazer outro e transferir parte dos presos pro novo assim acabando com a super lotação de la, mais não podem demolir ele
Reply