Ministro da Saúde anuncia liberação de R$ 9 milhões para Maternidade Dona Iris
O ministro ressaltou a importância da nova maternidade. “Ela vai se tornar um centro de referência em saúde da mulher”, afirmou, lembrando que o hospital vai integrar a Rede Cegonha, programa nacional do Ministério da Saúde que visa garantir assistência integral às mães e bebês. Paulo Garcia comemorou a liberação da verba. “Todo recurso é bem-vindo”, disse. O secretário municipal de Saúde observou que, a partir de agora, a conclusão das obras e a equipagem da maternidade entraram na reta final.
O próximo passo para acelerar a inauguração do hospital será dado na sexta-feira, dia 27, quando a SMS vai divulgar os editais para a compra de equipamentos, aparelhos médicos, utensílios, mobiliários e insumos.
Perfil
A Prefeitura de Goiânia está investindo R$ 25 milhões de recursos próprios na construção da Maternidade Dona Iris, localizada na Vila Redenção. A unidade, com quase dez mil metros quadrados, terá 103 leitos, sendo dez de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. A previsão é que sejam realizados ali cerca de seis mil partos por ano.
Além dos leitos, o hospital terá 20 consultórios ginecológicos, salas para coleta de leite humano e cirurgias, centro de parto normal, laboratório de análises clínicas, serviço de ouvidoria, farmácia e leitos de isolamento e salas de cuidados especiais para receber os acompanhantes das pacientes.
Da Prefeitura de Goiânia (Portal 730)