Chuva piora situação em dois terminais

23:46 0 Comments A+ a-


Usuários do transporte coletivo da Grande Goiânia, que já sofrem diariamente com atrasos e ônibus lotados, tiveram a situação agravada por causa do período chuvoso, especialmente aqueles que precisam passar pelos terminais. No Garavelo, por exemplo, a pista está cheia de buracos e lama. No Goiânia Viva, esgoto entupiu, causando mau cheiro e poças de água. Usuários reclamam ainda que, quando a chuva é acompanhada de vento, até plataformas molham.

A situação do Terminal Garavelo é tão crítica que, para enfrentá-la, o servente de pedreiro João Alves começou a calçar galochas diariamente para passar pelo local. Flagrado pela reportagem, contou que essa foi a única solução que encontrou para não se sujar. “A situação aqui está complicada”, resume. O aposentado Geso Ferreira, 53, teve paralisia infantil e precisa de bengala para se locomover. Ele ressalta que quando chove a plataforma se enche de lama e fica escorregadia e que, por isso, já caiu três vezes no terminal. “Aqui tá pior que chiqueiro de porco”.

A doméstica Sandra Maria Barcelos mora no Setor Aeroporto Sul e trabalha no Setor Oeste. Por isso, passa pelo Garavelo para ir e voltar, todos os dias. Ela conta que já chegou suja ao trabalho várias vezes porque os ônibus passam e espirram lama pela plataforma. “Além disso, quando estamos dentro dos veículos, a gente quase cai por causa das ‘bacadas’, quando eles passam nos buracos. Acho que enquanto um ônibus não virar as autoridades não vão prestar atenção no nosso problema”.
Os motoristas também reclamam da dificuldade para dirigir no Garavelo, que, por unanimidade, é o pior de todos. Um deles, que preferiu não se identificar, contou à reportagem que muitas vezes os ônibus dão a volta para embarque e desembarque do outro lado da plataforma, onde há menos buracos. “Aqui é complicado. Fico com medo porque uma hora um passageiro cai e machuca dentro do carro e a culpa cai na gente”, afirma.

No Terminal Goiânia Viva, esgoto entupiu e alagou a rua e o terreno ao lado da plataforma. Além disso, o banheiro masculino, segundo um passageiro, está inutilizado há meses e as paredes estão todas pichadas. Os ambulantes, retirados dos terminais no final do ano passado, também ainda não deixaram esse terminal.

Outro lado
A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) informou que a reforma do Terminal Garavelo será entregue no próximo mês e que o local estará totalmente reformulado. A assessoria afirmou que a Prefeitura de Aparecida ficou responsável pelo conserto dos buracos na pista. Sobre o Terminal Goiânia Viva, a CMTC lembrou que as obras de reforma serão lançadas em março e que os ambulantes serão retirados do local. Quanto ao esgoto e à questão dos banheiros, a assessoria afirmou que vai designar equipe para ir ao local resolver os problemas.

Fonte: Jornal o Hoje (Angélica Queiroz)