Radar flagra infração em faixa para ônibus
Vinte e sete equipamentos de fiscalização eletrônica monitoram os 2,5 quilômetros de extensão do Corredor Universitário, implantado entre as praças Cívica e da Bíblia, passando pela Praça Universitária. Entre os equipamentos, uma novidade para o trânsito de Goiânia. São os sensores que flagram o uso indevido da faixa preferencial para o transporte coletivo ao longo de todo o corredor.
Os equipamentos são capazes de identificar os veículos que trafegam pela faixa preferencial por mais de duas quadras e, além de fotografar a placa, gera um vídeo de cinco minutos, que registra toda a travessia irregular, da entrada até a saída da via preferencial.
Eles estão instalados no meio das quadras, longe dos cruzamentos semaforizados. Nestes locais, também há equipamentos instalados, que registram o avanço de sinal, parada sobre a faixa de pedestre e excesso de velocidade.
A via preferencial para o transporte coletivo, segundo explica Sérgio Bitencourt, diretor do Departamento de Planejamento de Trânsito da Agência Municipal de Trânsito (AMT) de Goiânia, só deve ser acessada por veículos particulares para entrada em lotes ao longo da via e para conversões à direita. Por isso, explica, o veículo não pode trafegar por mais de duas quadras na via, o que configura a infração.
Outros corredores
A novidade da fiscalização do uso da faixa preferencial deve ser levada para outros corredores, a começar pelo Corredor T-7, o próximo a ser implantado, no trecho entre a Praça Cívica e o Terminal das Bandeiras.
O sistema, explica Bitencourt, funciona com o acionamento de laços instalados ao longo das quadras, que fazem a leitura das placas dos veículos em dois trechos seguidos e confrontam os dados para confirmar se trata do mesmo veículo. Havendo a confirmação, é emitido um sinal que dispara o registro da foto e gera um vídeo dos cinco últimos minutos do trajeto desenvolvido.
Velocidade
Os 2,5 quilômetros do corredor também são monitorados para controlar a velocidade máxima desenvolvida pelos veículos, que é de 60 km/h. Em qualquer trecho da via, o excesso é registrado e a notificação gerada.
A intenção, segundo assinala Bitencourt, é melhorar a trafegabilidade dos veículos do transporte coletivo, agilizando o tempo de viagem. O engenheiro ressalta que o corredor conta com três faixas e que apenas uma delas é de uso preferencial do transporte coletivo.
Notificação
Os equipamentos instalados ao longo do Corredor Universitário ainda não estão gerando notificação de multas. Até o início de agosto, os equipamentos estarão em fase de teste e inspeção por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Em agosto, será iniciada campanha educativa para informar os condutores sobre os equipamentos e data a partir de quando serão aplicadas as multas.
No caso dos equipamentos tradicionais, que registram avanço de sinal, excesso de velocidade e parada sobre a faixa de pedestre, o período educativo será de 30 dias.
Para os novos equipamentos, que monitoram o uso da faixa preferencial do transporte coletivo, o tempo de notificação educativa será de 90 dias.
Durante o período educativo, quem for flagrado cometendo a infração - que é considera leve, gera anotação de três pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 53 - receberá a notificação de advertência em casa, informando sobre o caráter educativo.
O condutor notificado poderá solicitar à AMT o vídeo gerado no ato da infração.
Fonte: Jornal O Popular
1 comentários:
Write comentáriosÉ NECESSARIO COM URGENCIA UMA PENALIDADE MAIOR AOS INFRATORES EM GOIANIA. ( OU SEJA APREENDER TODOS OS CARROS DOS MOTORISTAS GOIANOS QUE NAO SABEM E NAO TEM A MINIMA NOÇAO O QUE É DIRIGIR UM CARRO, ONIBUS, MOTO E RESPEITAR AS LEIS DE TRANSITO
ReplyO GOVERNO DEVE METER MULTA PESADAS E CAÇAR A CARTEIRA DOS MOTORISTAS QUE NAO RESPEITAM NADA!!
SO ASSIM A CAMBADA DE IGNORANTES ( ACHANDO QUE SAO ESPERTOS E PODEM E FAZEM ACONTECER
QUANDO LEVAREM CHUMBO GROSSO NO BOLSO.
PENSARAO COM DÓ NO BOLSO E INFELIZMENTE NAO COM A CONSCIENCIA DO DEVER DE RESPEITAR O SER HUMANO.
É POR ESTA E OUTRAS AÇOES DO POVAO QUE GOIANIA TA CADA VEZ MAIS DESCONTROLADA ( VIOLENTA, SUJA, BARULHENTA, PORNOGRAFICA, ENTUPIDA DE PROPAGANDA NAS RUAS, CAMELOZADA, E ETC.....
E O POVAO ANARFABETO RECEM SAIDO DA POBREZA EMERGINDO PARA A " C"r"ASSE C,GRAÇAS AO BOLSAO CIFRAO
FAZEM A FARRA DA BAGUNÇA ACHANDO QUE SAO GENTE!!
DA-LHE VARA NO BOLSO DELES ( JA QUE EM OUTRO SITIO NAO PODE) É QUE ESSE POVAO JECA AO EXTREMO TERA LIMITES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DEPOIS NAO ACHEM RUIM QUANDOA MIDIA NACIONAL OU SEJA TODO O BRASIL CHAMA GAYANIA DE
FAZENDA ASFA"rTADA! POR QUE ? HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE