Governo anuncia quase R$ 10 milhões de investimento na cidade de Goiás
O governo do Estado anunciou benefícios à cidade de Goiás, que é sede do governo do Estado nesta quinta e sexta-feira (26 e 27). Entre as ações, estão a duplicação da rodovia GO-070, entre a antiga capital e Goiânia, a construção do Terminal Turístico Balneário Cachoeira Grande, as obras de pavimentação asfáltica e de galerias pluviais em vários setores, entre outras medidas. O governador despacha do Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo.
Segundo Marconi, a tradicional solenidade que transfere a capital serve para reafirmar “vários compromissos do Governo com a comunidade” e coloca em foco o local, considerado patrimônio histórico da humanidade. "Esse ato de transferência proporciona um resgate das riquezas culturais da cidade, que faz parte da história de todos os goianos, independente do município natal". Para o governador, a data emblemática para o município é a melhor ocasião para assinar as ordens de serviço.
O valor estimado dessas obras atinge o total de R$ 9,895 milhões e incluem também a ampliação e revitalização do Lago das Acácias, a implantação de infraestrutura no distrito de Buenolândia e na Colônia de Uvá, a pavimentação asfáltica e galerias pluviais no Setor Papyrus e a pavimentação asfáltica no Setor Tempo Novo.
Cerimônia de transferência da capital
O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Leobino Valente Chaves, iniciou a solenidade na manhã desta sexta, com discurso sobre a importância histórica da antiga Vila Boa e declarou a transferência simbólica do Judiciário ao seu local de origem no Estado. O jurista ainda destacou a trajetória jurídica da comarca, à época que o local era a capital goiana.
Em nome do Legislativo Goiano, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Jardel Sebba, discursou em seguida. Para ele, a transferência da capital é "um meio de resgatar as raízes de Goiás, encontrar o passado e projetar o futuro na cidade que é patrimônio histórico nacional e tem representatividade tanto para os bandeirantes de outrora, quanto para os ambientalistas de hoje".
Dando prosseguimento à cerimônia, Marconi Perillo entregou a medalha da ordem do mérito Anhanguera ao governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. O homenageado agradeceu a comanda e afirmou que o título recebido abrange a população mineira. "Ouso dizer que não existem dois Estados tão próximos como Goiás e Minas Gerais, com base nos fatos históricos e culturais”.
Fonte: Portal 730