MP debate serviços odontológicos; no Hugo e 24 horas em Goiânia
A melhoria do serviço odontológico bucomaxilofacial do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e a abertura de debate entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para a criação de serviço de urgência odontológica 24 horas em Goiânia. Estas foram as duas principais definições tiradas em reunião realizada nesta quinta-feira (12), na sede do MP.
O encontro foi mediado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Marcelo Celestino, e contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Organização Social Gerir, que assumiu a gestão do Hugo, profissionais do Hugo, além do promotor de Justiça Marcus Antônio Ferreira Alves, que atua na área da Saúde.
Hugo
O Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial foi criado no Hugo em 1991, e agora, sob nova administração, o funcionamento da unidade foi colocado em debate, tendo sido pontuada a necessidade de reestruturação do serviço, hoje restrito às UTIs, propondo-se uma interação das equipes médica e odontológica.
Para isso, deverá ser elaborado projeto para melhorar os serviços, o que deve contemplar, inclusive, a criação de protocolos também para aprimorar a qualidade do atendimento.
Serviço 24 horas
Na reunião, também ficou estabelecido que, diante do encerramento do plantão da odontologia, na especialidade clínica geral, no hospital, a Secretaria Estadual de Saúde deverá entrar em entendimento com a Secretaria Municipal de Saúde para que o serviço de urgência odontológica 24 horas seja implantado em Goiânia, em âmbito municipal. (Ministério Público)
Fonte: Portal 730