Expansão: Buriti Shopping terá passarela com jardim sobre avenida
Obra faz parte da 5ª expansão do shopping, que terá mais 61 lojas, com investimentos de R$ 22 mi.
Com parte de sua pista interditada desde o início do mês, na altura do Buriti Shopping, a Avenida José Leandro da Cruz, em Aparecida de Goiânia, vai receber uma passarela climatizada, com estrutura em vidro e jardim suspenso, que ligará o centro de compras ao seu estacionamento externo (veja quadro). A obra faz parte do projeto da quinta expansão do shopping, que ganhará mais 61 lojas, num total de R$ 22 milhões em investimentos.
Ao mesmo tempo, será construído um túnel subterrâneo para conectar os dois estacionamentos – o do subsolo do shopping e o externo. A intenção da superintendência do Buriti é aumentar a usabilidade desta área externa, que atualmente possui capacidade para 600 automóveis e uma média de ocupação de menos de 100 vagas por dia.
“Muitas pessoas vão ao shopping e não têm conhecimento dessas vagas do lado de fora. Com a passarela e o túnel, pretendemos ocupar melhor esse espaço e dar mais opção de estacionamento para os clientes”, afirma o superintendente do Buriti, Carlos Alcântara, acrescentando que, no total, existem cerca de 2,2 mil vagas nos dois estacionamentos.
Ele ressalta que a passarela também será aproveitada para operações comerciais, com a instalação de quiosques (bebidas e comidas) que tornarão o espaço num local de entretenimento e convivência. O acesso à estrutura poderá ser feito por escadas rolantes e elevadores, para maior mobilidade dos transeuntes, inclusive pessoas com necessidades especiais. Carlos Alcântara cita ainda o aumento da segurança que a passarela dará aos clientes na travessia da avenida, que é movimentada e já foi palco de acidentes.
PROJETO
As 61 novas lojas projetadas vão ampliar a Área Bruta Locável (ABL) do shopping em mais 48,2 mil metros quadrados. Em novembro deste ano serão inauguradas 22 unidades e o restante entrará em funcionamento em 2015. Segundo o superintendente do Buriti, com sua quinta expansão, o shopping pretende abrir mais espaço para marcas de maior desejo e atração dos públicos B e C, que é o perfil do centro de compras.
Entre as empresas já confirmadas estão a Aleatory (camisas, camisetas e polos, principalmente), Café Menina (de calçados femininos) e o Buriti Play (que será a adequação dos brinquedos já existentes, numa área definitiva na expansão). Além disso, o shopping aposta no crescimento da população que mora na região e que sofre influência do centro de compras. Hoje, representam cerca de 1,2 milhão de pessoas.
Segundo levantamentos do Buriti, até 2015, esse potencial público deve aumentar em 13%, com a entrega de novos empreendimentos imobiliários na região. Até lá, a renda média destes consumidores deve chegar a R$ 3,5 mil, o que totaliza um potencial de consumo de R$ 329 milhões mensais.
Atualmente, o shopping possui 200 lojas e um fluxo de mais de 14 milhões de clientes por ano. Com a expansão, o restante do shopping também passará por algumas adequações. “Todas as vezes que se faz uma expansão, você qualifica todo o shopping, porque os demais lojistas sentem necessidade de melhorar seu espaço. Também vamos investir no paisagismo para padronizá-lo com a nova área, reformar os banheiros, adequar a iluminação e parte da comunicação”, destaca o superintendente.
A cobertura da expansão, que ficará no segundo andar do prédio, já está pronta. As obras no shopping, da passarela de acesso ao estacionamento externo e as intervenções na rua tiveram a aprovação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Por meio de sua assessoria de imprensa, a administração municipal informou que os projetos enviados pelo shopping foram avaliados, as fiscalizações realizadas e, diante da regularidade, todas as licenças necessárias já foram emitidas.
Fonte: Jornal O Popular