Construção deve crescer mais este ano em Goiânia

16:53 0 Comments A+ a-


Dentre os lançamentos de 2014 está um novo shopping na região leste da capital, o Golden Shopping

As perspectivas do setor da construção civil para 2014 são animadoras. Os empresários do setor planejam para este ano investimentos superiores aos de 2013 e afirmam que o mercado goiano atingiu o equilíbrio e a maturidade. De acordo com o diretor da Comissão de Economia e Estatística do Sindicato da Indústria da Construção em Goiás (Sinduscon –GO), Ibsen Rosa, em 2014 haverá uma retomada dos investimentos na construção civil, com o aumento de lançamentos. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), em 2013 foram lançados 43 empreendimentos em Goiânia. A expectativa que neste ano este número seja ultrapassado. Ibsen explica que um lançamento demora no mínimo quatro anos para ser executado. Neste período todo um ciclo é desenvolvido.

O sócio diretor da Tropical Urbanismo e Incorporação, Leandro Daher da Costa, diz que os principais eventos que devem ocorrer este ano, Copa e eleições devem influenciar cada de forma diferente. “A política trava os investimentos no País, quanto a Copa esta é a primeira que realmente vamos vivenciar como negócio e, do ponto de vista do trabalho, vamos trabalhar normalmente”, relata.

O empresário destaca que a Tropical e parceiros devem crescer mais de 15% neste ano. Os lançamentos serão para todos os gostos e bolsos.  Serão mais de 2,3 mil unidades em condomínios verticais, 126 lotes da 5ª etapa do condomínio aldeia do Vale, além de 5,5 mil lotes em Goiás e outros cinco Estados e no Distrito Federal. A expansão pelo interior goiano também é prevista com o loteamento Raíza em Inhumas em que serão colocados à venda 1,5 mil lotes e o loteamento Três Rios situado em Goiânia, na saída para Goianira.

Novo shopping

Dentre os lançamentos para este ano está o Golden Shopping, que será erguido na região leste de Goiânia.
O novo centro de compras vai atender cerca de 500 mil habitantes e abrange os bairros Residencial Sonho Dourado e Vila Pedroso, em Goiânia, além dos municípios vizinhos: Senador Canedo, Caldazinha, Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões. O shopping terá 95 mil metros quadrados de área construída, 130 lojas satélites, quatro âncoras e cinco salas de cinemas.

Durante a construção, estima-se que sejam gerados 300 empregos diretos e 500 indiretos, contudo, a previsão é que após estar pronto estes dados subam para quatro mil empregos diretos e oito mil indiretos. Será lançado no dia 10 abril e tem previsão para ser inaugurado em outubro de 2016.
Segundo o empresário, a incorporadora que possui 15 anos de existência, tem tido em média um crescimento de 60% ao ano nos últimos 10 anos. Para 2014, a expectativa é buscar esse resultado. Além do shopping, a empresa fará três lançamentos de incorporação.

Quanto às perspectivas para o setor em Goiás, ele acredita que continuam boas e que vão se manter por mais alguns anos. “O poder aquisitivo dos brasileiros melhorou, o financiamento governamental permite que uma parcela maior da população possa adquirir um imóvel e se não houver nenhum problema grave na economia vamos continuar crescendo”, finaliza.

Fonte: Jornal O Hoje