Parceria da Agepel com Itaú Cultural vai fortalecer cultura de Goiás

21:14 0 Comments A+ a-



O presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), Gilvane Felipe, e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, assinaram termo de parceria. A assinatura firma a comunhão de esforços para o desenvolvimento de atividades culturais em Goiás e São Paulo. “No Centro-Oeste estamos inaugurando a primeira parceria. É importante também levarmos as apresentações de Goiás para São Paulo, transformando isso em DVD e em material para internet”, destaca Saron. A solenidade foi realizada hoje à tarde, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. “O Itaú Cultural é uma das organizações de fomento à cultura mais importantes do País, que se mostra visível e atuante em nosso Estado”, ressalta Gilvane Felipe.

Para o presidente da Agepel a principal reivindicação de Goiás em relação à cultura é aumentar as parcerias. “O nível de cultura, em termos de parceria do Governo do Estado com o Governo Federal ainda é muito baixo. Precisamos mudar essa situação com parcerias vigorosas”, salienta.

A parceria deve ser firmada até janeiro de 2013, podendo ser prorrogada por comum interesse. “Acho extremamente importante ministrar cursos aqui em Goiás. São cursos de 40 horas, não é apenas treinamento. Já fizemos o treinamento em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia”, relata Eduardo Saron.

Por meio da parceria entre a Agepel e o Itaú Cultural foi agendada para 2012 uma exposição, intitulada Napoleão no Egito. “São documentos originais e uma exposição premiada. Teremos seminários, cursos e formação na área de jornalismo cultural. Com o Itaú Cultural teremos uma agenda mais forte que a atual”, afirma Gilvane Felipe.

92ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura
Produtores culturais de Goiás estão reunidos no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira com a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para discutir projetos e ações culturais para o Estado. O evento faz parte da programação da 192ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, que começou ontem, na capital, e termina amanhã. Segundo o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, o objetivo é que a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, responsável pela análise dos projetos que são apresentados para a Lei Rouanet, conheça a cultura de Goiás e do País.

Henilton Menezes disse ainda que “precisamos ter uma ferramenta que induza o investimento mais equilibrado pelo Brasil. Não dá para pactuarmos com que esse investimento fique concentrado em apenas duas cidades brasileiras, que são Rio de Janeiro e São Paulo. O Ministério da Cultura precisar agir para que exista uma distribuição mais republicana em nosso País”. A reunião, aberta ao público, prossegue até as 19 horas.

Fonte: Goiás Agora