CMTC discute projeto do corredor universitário com instituições de ensino

21:17 0 Comments A+ a-


A instalação do corredor tem o apoio das Universidades Federal e PUC Goiás, que reúnem, juntas, mais de 20 mil estudantes na região beneficiada

Os 2,5 quilômetros de extensão e as obras que fazem parte do corredor Universitário foram apresentados pelo presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier, o Grafite, o reitor da Pontifícia Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, e também ao reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, além de estudantes de Engenharia desta última.

Com aproximadamente 21 mil estudantes das duas universidades circulando pela região da Praça Universitária, as duas instituições foram consultadas sobre a proposta de instalação do corredor com a apresentação de todos os benefícios que esse tipo de obra oferece. Para o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a iniciativa é bem-vinda e certamente vai oferecer um serviço de transporte mais eficiente. "O que realmente importa é atender o maior número de pessoas e vi que o projeto busca o interesse coletivo. Estamos prontos para colaborar', afirma o reitor.

A PUC Goiás reúne o maior número de cursos e alunos na Praça Universitária. De acordo com o reitor Wolmir Amado, são 40 cursos de graduação com 15 mil alunos. A maioria dos estudantes, algo em torno de 70%, depende do transporte coletivo. "Ficamos satisfeitos com o projeto e a Universidade se coloca à disposição da CMTC para colaborar com as discussões. De forma democrática, a CMTC apresentou o corredor e quis ouvir sugestões, isso é importante para que todos os segmentos envolvidos estejam a par das questões que envolvem a cidade", disse Wolmir, lembrando que a construção do corredor vai revitalizar a praça e, com isso, os alunos terão mais segurança.

O corredor Universitário foi o escolhido para ser o projeto piloto dos 14 que serão construídos em Goiânia por apresentar condições para a implantação de uma ciclovia, calçadas acessíveis, urbanização e sinalização para três pistas. Passam pelo trajeto da Rua 10 até as ruas 256 e 261, trecho que compreende o corredor, 20 linhas do transporte coletivo de três bacias importantes, Sul, Sudoeste e Noroeste, com um carregamento mensal de pouco mais de 1,7 milhão de pessoas.

O presidente da CMTC, José Carlos Xavier, além de apresentar o corredor, fez uma breve explanação do sistema de transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana com a formação da CMTC, e sua gestão compartilhada, e quais os municípios que integram a rede de transporte que tem carregamento mensal de 18 milhões de passageiros.

Fonte: Prefeitura de Goiânia