Cresce confiança do comerciante goiano
Mariza SantanaA despeito dos sinais de crise no horizonte internacional, a confiança do comerciante goiano ainda está em alta. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apurado por pesquisa da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-GO) em setembro atingiu 132,8 pontos, com crescimento de 9,7% sobre agosto, cujo indicador foi de 121,1.
O índice apurado entre os comerciantes goianos no mês passado foi superior à média nacional, que ficou em 129,4, praticamente estável em relação a agosto (129,3 pontos).
Segundo o presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, os mais otimistas foram os micro e pequenos empresários, aqueles que têm até 50 empregados. Ele atribui o resultado à atual situação da economia goiana, com o anúncio de grandes investimentos, como uma fábrica de aviões e mais uma montadora de veículos, entre outros.
“Isso dá motivação”, observa. Além disso, em setembro, a GoiásFomento anunciou o lançamento de novas linhas de crédito e o Banco Central reduziu a Taxa Selic em meio ponto percentual sinalizando novas baixas.
Mesmo com os sinais de desaceleração da economia brasileira, os empresários do comércio de Goiás ainda mantêm o otimismo, porém já demonstram certa cautela. Do total pesquisado, 62% dis- seram que o estoque atual é adequado, enquanto apenas 24% responderam estar acima do adequado. Quanto ao emprego, 75% afirmaram que vão aumentar pouco o quadro de funcionários.
Fonte: Jornal o Hoje