Aparecida registra 8º dia sem assassinatos

12:54 0 Comments A+ a-

Lyniker Passos

A parecida de Goiânia, a segunda maior cidade do Estado, completou ontem, às 9 horas, oito dias sem assassinatos. De acordo com coronel Silvio Benedito Alves, do segundo Comando Regional da Polícia Militar, o Jardim Tiradentes, conhecido como mais violento, finalizou um mês sem nenhum registro de morte. O motivo seria a intensificação das ações policiais, com destaque para a efetuada nas últimas duas semanas, a Balada Responsável.

Há três anos, a realidade de Aparecida era completamente diferente. A cidade tinha um dos índices mais altos de criminalidade do País, com um assassinato a cada dia. A onda de violência se manteve até agosto deste ano, com 12 assassinatos por mês: aproximadamente três por semana.

Para conter os homicídios, roubos, furtos e acidentes de trânsito, no mês passado, militares abordaram 13 mil pessoas de diferentes bairros. Nesse mesmo período, mais de 9,1 mil veículos foram fiscalizados. Os resultados das bli­tze: 19 armas de fogo a­pre­endidas; média de 17 foragidos da Justiça recapturados por mês; e 41 veículos irregulares encontrados.

Só em setembro, 207 veículos foram apreendidos – mais de 800 autos de infração. A polícia atribui o resultado positivo principalmente às ações da Balada Responsável, que, segundo o próprio coronel Silvio, não está sendo realizada apenas para conter os motoristas alcoolizados. “An­tes fizemos outros trabalhos, como a Operação Integrada e Lei Seca 1 e 2, que foram deflagradas respectivamente em abril, maio e junho.”

Goiânia
A operação Balada Responsável acontece simultaneamente em Goiânia, Aparecida e Anápolis. O balanço da operação nas três cidades resultou na abordagem de mais de cinco mil pessoas, destas 410 realizaram o teste do bafômetro. Desse total de pessoas abordadas, 2.709 foram abordadas em quatro pontos de blitz.

Fonte: Jornal o Hoje