Construção em Goiás eleva consumo de vidro

19:01 0 Comments A+ a-


Mariza santana

O Centro-Oeste registra hoje um dos maiores consumos per capita de vidro do País. A grande demanda do produto é impulsionada pelo bom momento da construção civil. Prédios comerciais e casas de alto padrão são os tipos de construção que mais têm utilizado o vidro, seja para melhor utilização da iluminação natural, ou para dar a sensação de amplitude. “O vidro está na moda”, destaca o diretor-presidente da União Brasileira de Vidros (UBV), única fabricante nacional, que tem sede em São Paulo, Sérgio Minerbo.

O empresário está desde ontem em Goiânia, onde participa da 15ª Feira Nacional do Vidro (Fenavid), que está sendo realizada no Centro de Convenções de Goiânia e pela primeira vez na capital goiana. A mostra reúne 43 expositores de produtos, máquinas e implementos do setor de vidro, e se estende até amanhã. A entrada é gratuita.

O coordenador da Fenavid, Eduardo Saraiva, informa que Goiânia foi escolhida para sediar a feira por causa do mercado de construção aquecido e da demanda crescente de vidro em suas obras. Como é a primeira vez, não há uma estimativa de negócios a serem fechados durante os três dias da mostra. Mas ele acredita que a Fenavid deve receber cerca de 4 mil visitantes.

Crescimento
Hoje, o mercado de fabricação de vidro no País é dominado por conglomerados multinacionais de origem japonesa, francesa e norte-americana. A UBV é a única de capital nacional. Conta com 230 funcionários e uma produção de 70 mil toneladas anuais de vidro impresso. Conforme Sérgio Minerbo, a estimativa para este ano é que o crescimento do mercado de vidro acompanhe a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do País e registre taxa de 4% a 4,5% sobre 2010. “Hoje todo grande arquiteto usa vidro em seus projetos”, disse.

A Fenavid apresenta alguma novidades para o mercado de Goiânia. Uma delas são os sistemas guarda-corpos e corrimãos pré-montados. Segundo o diretor comercial da Glassvetro, Nelson Libonatti, o produto garante a redução de até 60% no tempo da instalação do projeto.

Já a Belmetal – Produtos e Soluções em Alumínio está expondo a telha de policarbonato. Devido à sua transparência, esse tipo de telha possibilita melhor aproveitamento da luz natural, proporcionando maior economia de energia elétrica.

Fonte: Jornal o Hoje
Foto: Projetos de Prédios em Goiânia