Segundo o levantamento, Goiânia possuía 94 m² de áreas verdes por habitante, superando Curitiba, que tinha na época 51 m² de área verde por habitante e ocupava, até então, o primeiro lugar no ranking. A campeã mundial, a cidade de Edmonton, no Canadá, possuía um pouco mais: 100 m² de área verde por habitante.
Parque Flamboyant é o mais novo cartão-postal da
cidade (Foto: Sebastião Nogueira/O Popular) Parque Flamboyant
Situado entre as Ruas 15,12, 46, 55, 56 e a Avenida H, no Jardim Goiás, na região Sudeste de Goiânia, trata-se do mais novo cartão-postal da cidade. Possui dois lagos com fonte luminosa, ponte de madeira, mirante, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica, caminhos internos e, segundo a prefeitura, em breve contará com um jardim japonês. Abriga remanescentes de veredas, com buritis e outras árvores nativas do cerrado. Sua área de 125.572,71m² é muito procurada pelos adaptos do piquenique.
O Bosque dos Buritis foi criado em 1938
(Foto: Ricardo Rafael/O Popular) Bosque dos Buritis
Com uma área de 124.800m², o bosque fica localizado entre as Ruas 1 e 29, a Avenida Assis Chateaubriand e Alameda dos Buritis, nos Setores Central e Oeste, na região Central, o Bosque dos Buritis é um dos mais antigos e tradicionais cartões-postais de Goiânia. Criado em 1938, passou por um amplo projeto de revitalização em 2007 e 2008.
Conta com atrativos como três lagos com fontes luminosas, iluminação noturna especial, orquidário, espaço multifuncional para eventos, pista interna e externa para caminhada, parque infantil, museu de artes, estação de ginástica, quiosques, mirante e caminhos internos. Serve de ponto de lazer e contemplação para milhares de visitantes. A área interna do parque fica aberta das 8h às 22h.
Parque Botafogo possui área de 172.033m²
(Foto: Ricardo Rafael) Parque Botafogo
Criado em 1989, o Parque Botafogo está entre as Avenidas Araguaia, Contorno e Ruas CD-200-A, 200-B e 200-C, nos Setores Central e Leste Vila Nova, na região Central. Foi revitalizado em 2004 e passou por um intenso processo recuperação florística. Conta com lago, quadra de ginástica, passarela, pista de caminhada, bicicross e lanchonetes. É um dos refúgios para a população que busca contato com o verde, pois está localizado em uma área de mata fechada. Possui área de 172.033m².
Parque tem uma das mais belas vistas de Goiânia.
(Foto: Cristina Cabral/O Popular) Parque Vaca Brava
Criado em 1988, o Parque Vaca Brava está localizado entre as Avenidas T-10, 1-13, T-5, T-66 e T-15, no setor Bueno, na região Sul de Goiânia. Possui lago, parque infantil, estação de ginástica, pista de cooper, mirante e áreas de convivência. Trata-se de uma das mais belas vistas de Goiânia. Possui uma área de 79.890m².
Lago das Rosas possui elementos representativos
do estilo Art Déco. (Foto: Renato Conde) Lago das Rosas
Situado entre a Alameda das Rosas e a Avenida Anhanguera, nos Setores Central e Oeste, na região Central de Goiânia, trata-se do parque mais antigo de Goiânia, criado no dia 30 de novembro de 1971. Construído na década de 40, abrigava inicialmente um grande canteiro de rosas, de onde veio a inspiração para o nome. Possui elementos representativos do estilo Art Déco, que vigorava na época, como um trampolim e muretas. Conta com pista de caminhada, estação de ginástica e quadras poliesportivas. Sua área de 315.000m².
Parque Areião
Fica entre a Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenidas Americano do Brasil e Edmundo P. Abreu, Areião, 5ª Radial e a Rua 90, abrangendo os Setores Pedro Ludovico, Marista e Sul, na região Sul da capital. Decretado como parque em 1992, Passou recentemente por um total processo de revitalização que proporcionou melhorias na parte interna da unidade de conservação.
Parque Areião, na região Sul de Goiânia, foi retivalizado recentemente (Foto: Zuhair Mohamad/O Popular) Conta com pista de caminhada, estação de ginástica, lago e parque infantil. Fica aberto das 8h às 17h e chama a atenção pela quantidade de macacos, pássaros e plantas do cerrado que abriga. Oferece, ainda, a Vila Ambiental, um espaço especialmente projetado para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Possui uma área de 215.021m².
Parque Cascavel fica na região do Macambira, no
Setor Faiçalville. (Foto: Divulgação/Amma) Parque Municipal Cascavel
Está localizado entre as Avenidas Guarapari, Leblon, Guarujá, Copacabana e as Ruas do Siri, daPalombeta e da Ostra, nos Setores Jardim Atlântico e Vila Rosa, na região Macambira, no Setor Faiçalville. Criado em 1996, os elementos componentes da obra de arquitetura e engenharia ambiental - equipamentos e mobiliários urbanos - foram projetados e construídos utilizando as áreas livres destinadas às atividades de lazer, convivência e administração, que apresenta uma estrutura física composta por lago, pista de caminhada, estação de ginástica, caminhos internos, área de convivência, lago, parque infantil, sanitário público, escada, ponte, banco com encosto, banco de alvenaria, mesa com banquetas e coletor de lixo. Ocupa uma área de 230.150,97m².
Parque Taquaral tem uma área de 109.655m².
(Foto: Ricardo Rafael/O Popular) Parque Taquaral
Situado entre a Avenida Gabriel Henrique de Araújo, Alameda Parque Taquaral, Alameda Goiânia Viva e Rua GV-17, no Residencial Goiânia Viva, na região Oeste de Goiânia, está localizado em uma das regiões que mais crescem em termos populacionais. Criado em 2005, possui pista de cooper, parque infantil, campo de futebol, caminhos internos e estação de ginástica. Tem uma área de 109.655m².
Jardim botânico possui um borboletário.
(Foto: Divulgação/Amma) Jardim Botânico
Localizado entre a Alameda do Contorno e as Avenidas Botânico, Jardim Botânico e Antônio de Queiroz Barreto, no Setor Pedro Ludovico, na região Sul, é a maior unidade de conservação de Goiânia, com um milhão de metros quadrados. Abriga um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Construído em 1938, abriga um borboletário, possui lago, pista de caminhada e com trilhas ecológicas.
Criado em 2005, o Jardim Botânico tem uma área de 109.655m² (Foto: Divulgação/Amma) Parque Liberdade
Fica entre as Avenidas Venerando de Freitas, Liberdade e Belo Horizonte e a Rua J-10, no Setor Jaó, na região Norte da cidade. Com um cenário é aconchegante e de grande beleza, possui lago, pista de cooper e estação de ginástica. Foi criado em 1997 e ocupa uma área de 10.115m².
Parque Liberdade foi criado em 1997 e ocupa uma área de 10.115m² (Foto: Divulgação/Amma)Fonte: G1 Goiás