Governador critica “escassez de recursos” nos Estados e diz: “É o país do faz de conta”

00:04 0 Comments A+ a-




O governador Marconi Perillo fez críticas à gestão e investimentos do governo federal em relação à saúde pública no país. Ele aproveitou o evento de posse de membros dos conselhos que vão fiscalizar as organizações sociais, nesta segunda-feira (22) para condenar a baixa destinação de recursos federais para as unidades do Sistema Único de Saúde.

Marconi afirma que este processo sobrecarrega os estados e municípios para a manutenção do SUS.

“O governo federal vai reduzindo sistematicamente os repasses ao sistema único. Há um faz de conta em relação às tabelas do SUS pagas aos profissionais de saúde. Como vamos custear em uma situação como essa?”, questionou.

Marconi destaca que existem determinações constitucionais que estabelecem um mínimo de investimentos públicos na área da saúde. 15% do orçamento municipal e 12% do estadual. Mas não existe este tipo de determinação sobre os recursos do governo federal.

“Cada vez mais, a União vai fingindo que o problema não é dela, mas dos Estados. É o país do faz de conta, os estados vão se enfraquecendo e as obrigações vão ficando nas costas do Estado”.

Fonte: Portal 730