Divulgados três concursos em Goiás
Na Polícia Militar, serão ofertadas 1.180 vagas; no Instituto Mauro Borges/Segplan, 20 oportunidades; e Polícia Civil, 753.
O secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, anunciou ontem os avisos de edital dos concursos públicos para pesquisador do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) e das polícias Civil e Militar (agente de polícia, escrivão de polícia, delegado, soldado e oficial). Ao todo, são 20 vagas para o IMB/Segplan, 1.180 para a Polícia Militar e 753 para a Polícia Civil. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado, e a diretora-geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi.
Os editais serão divulgados ainda este mês, e as provas serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2013. “Nós temos que adequar toda uma demanda à situação financeira do Estado, o que nós estamos fazendo com muita acuidade. Agora, por questão de prioridades, estamos anunciando os editais dos concursos do Instituto Mauro Borges, da Segplan, e para as polícias Civil e Militar”, ressalta Giuseppe Vecci.
Os aprovados para o IBM devem ser empossados a partir de fevereiro do próximo ano. Para a Polícia Militar, a partir de abril, e para a Polícia Civil, a partir de setembro do próximo ano. No caso da segurança pública, o prazo entre a realização das provas e a posse é maior devido à realização dos testes de aptidão e técnica e cursos de formação. “Vem aí pela frente o concurso da Polícia Técnico-Científica, da Agência do Sistema de Execuções Penais e do Procon”, relata João Furtado.
O secretário de Segurança Pública explica que estão sendo planejadas outras ações para suprir a demanda de pessoal. “Nós temos outras medidas para suprir a demanda de pessoal. Está em tramitação na Casa Civil um projeto de lei que visa acolher jovens que deixarão o exército para ingressar diretamente nas polícias goianas”.
IMB/Segplan
A realização dos concursos é de responsabilidade do Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com supervisão da Comissão Especial do Concurso. No caso do IMB/Segplan, são ofertadas 20 vagas para pesquisadores com formação em cartografia ou engenharia cartográfica, ciências sociais ou sociologia, economia, estatística, geografia e geoprocessamento. A remuneração do cargo é de R$ 6 mil.
PM
O concurso da Polícia Militar contempla vagas para oficiais (80 vagas) e soldados (1.100 vagas). Ao todo, são ofertadas 80 vagas para oficial. Desse total, 54 vagas são para oficial combatente/cadete, que disponibiliza 54 oportunidades para mulheres e seis para homens.
Outras vagas ofertadas são: 10 para oficial da saúde (médico); oito para oficial da saúde (odontólogo) e para oficial da saúde (psicólogo). São requisitos exigidos dos candidatos o diploma de bacharel em direito para oficial combatente/cadete, e curso superior completo na respectiva área de formação para o oficial da saúde.
O outro concurso da PM é para o curso de formação de praças (soldados). São ofertadas 1,1 mil vagas, das quais 1.050 para soldado combatente e 50 para soldado músico. Os candidatos devem ter diploma ou certificado de conclusão de curso superior em qualquer área do conhecimento. Os candidatos passarão por prova objetiva, redação, avaliação de aptidão física, teste de capacidade técnica (somente para soldado músico) e avaliações médica, psicológica e da vida pregressa, investigação criminal e teste de capacidade técnica (somente para soldado músico).
Fonte: Jornal O Hoje