Goiás está na rota de chinesas e coreanas

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As marcas chinesas Changan e Haima e a coreana SsangYong anunciaram produzir veículos comerciais e de passeio no país.

As marcas chinesas Changan e Haima e a coreana SsangYong anunciaram ontem que vão produzir veículos comerciais e de passeio em uma montadora que será instalada em Linhares, no Espírito Santo. Nesta localidade, haverá produção de veículos comerciais da Changan e de passeio da Haima e da SsangYong. A Changan, no entanto, pretende fabricar veículos de passeio em uma futura linha de produção no município goiano de Anápolis. Um protocolo de intenções de construção da unidade já foi assinado com o governo estadual.

O objetivo, segundo Ibrai­-mo, é que as três marcas formem, juntas, um portfólio completo de veículos para competir em todos os segmentos. De acordo com ele, a planta em Goiás vai custar entre US$ 280 milhões e US$ 300 milhões e contará com ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As marcas já haviam informado ao mercado a construção da unidade capixaba, mas seria apenas para montagem de veículos, dentro do processo chamado de CKD. Agora, depois da regulamentação do novo regime automotivo, válido a partir do ano que vem, as empresas asiáticas foram levadas a transformar a unidade em linha de produção de veículos.

Os investimentos, inicialmente previstos em US$ 300 milhões, serão aumentados entre 20% e 25%, segundo o diretor executivo da Districar, importadora exclusiva das três marcas no País, Abdul Ibraimo. O grupo importador vai arcar com os custos da unidade no Espírito Santo. Ibraimo afirmou que a produção de veículos começará no final de 2014 ou início de 2015. Ele afirmou que a exigência de conteúdo regional estipulada pelo novo regime automotivo, chamado de Inovar-Auto, é “muito alta”. “Mas não vamos desistir da fábrica nem adiar. Temos sempre de ir em frente”, disse.

A partir de 2013, a Changan vai comercializar no País três modelos de veículos de passageiros, o compacto Benni Mini (R$ 24 900), o utilitário CX20 (R$ 34.900) e o sedã Alsvinat (R$ 39 900). Atualmente, são 50 concessionárias da rede. Com os novos produtos, a marca pretende atingir 10 mil veículos vendidos em 2013, 70% deles comerciais. Em 2011, a marca vendeu 5,5 mil e neste ano deve terminar com 4 mil por conta da cobrança de 30 pontos porcentuais adicionais de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos que não tenham 65% de conteúdo nacional.

Fonte: Jornal O Hoje