Goiânia atrai investimentos de hotéis

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Capital ampliou em quase mil leitos a capacidade de acomodações nos últimos dois anos. Dois novos empreendimentos, a serem lançado.

A capacidade da rede hoteleira em Goiânia cresce entre 5% a 7% ao ano e tem disponíveis mais de 14 mil leitos em 170 hotéis, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Goiás (ABIH/ GO), Luciano de Castro Carneiro. Somadas as acomodações de pousadas e motéis, o número se eleva para nada menos 20,5 mil vagas em 242 unidades, o que consolida a capacidade do turismo na capital e atrai novos investimentos.

Goiânia ainda é tida como cidade de baixos custos para a realização de eventos de negócios. A capital atrai de um a três eventos de negócios diariamente. Desse montante, 100 eventos de negócios movimentam a rede hoteleira goianiense, segundo dados do Goiânia Convention & Visitors Bureau (GCVB).

A capacidade da rede hoteleira de Goiânia e região metropolitana é a 14ª maior do País, segundo Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IB-GE), divulgada em abril.

A taxa de ocupação dos leitos, no entanto, ainda é pequena, apesar de avanços nos últimos anos. Em média, 55% a 57% da rede hoteleira se mantém constantemente ocupada na capital, segundo Carneiro, percentual que é maior nas redes de hotéis, girando em torno de 70% de ocupação.

Segundo ele, um dos exemplos da movimentação do turismo de negócios que a capital atrai é a indústria do vestuário. “A região da rodoviária recebe mais de 100 ônibus e cerca de dez mil pessoas por final de semana. É um número muito grande de pessoas que ocupam praticamente toda a rede hoteleira daquela região”, explica o presidente da ABIH.

Demanda na capital por hospedagem é crescente
De olho na movimentação constante e na expansão econômica do Estado, a capital tem recebido novos investimentos no ramo hoteleiro. Atualmente, a crescente demanda por hospedagem na capital é responsável por fomentar não somente o aprimoramento dos serviços, como também o surgimento de novos hotéis, como o Nobile Suítes Sun Square, Mercure Goiânia Hotel e o Blue Tree Towers Goiânia, todos lançados recentemente e que somaram mais de mil novos leitos.

A mais recente unidade, a ser lançada no início do ano que vem, é localizada na Estação Goiânia, local que abriga mais de 500 lojas e recebe cerca de 300 mil clientes por mês. O foco é exatamente a movimentação de turistas que vêm á capital à procura de artigos de vestuário. Próximo à rodoviária, o hotel de padrão internacional, o Go Inn Estação Goiânia, que é fruto de uma parceria entre a Tropical Urbanismo e Incorporação e a MB Investimentos e recebeu investimentos que superam os R$ 18 milhões e vai somar 509 novos leitos em 214 apartamentos.

A rede, que já possui duas unidades na capital, o Sleep Inn e o Confort, espera alcançar ocupação entre 70% e 80% de seus leitos, conforme o supe­rin- tendente da Estação Goiânia, Elimar Caetano. “A ideia do empreendimento surgiu após uma pesquisa de mercado que apontou carência de hospedagem com qualidade e tarifa acessível (entre 80 reais e 100 reais)”, diz ele.

Segundo ele, a construção do hotel, iniciada em dezembro de 2011, gera 150 empregos diretos e 200 indiretos, além de um volume de impostos estimado em R$ 3 milhões. “Depois de pronto, o Go Inn Estação Goiânia empregará 65 funcionários e garantirá 250 empregos indiretos, assim como R$ 1,1 milhão em impostos por ano”, contabiliza.

Outra novidade é um empreendimento dos empresários Amir e Bruna Hajjar Aji Kounboz, cujo nome ainda não foi definido. Situado na Avenida Jamel Cecílio, Jardim Goiás, terá 124 apartamentos, com 266 leitos, em um prédio de dez andares. Estão sendo investidos R$ 19 milhões nesta nova obra.

Novos empreendimentos acirram a concorrência
Presidente do Goiânia Convention & Visitors Bureau (GCVB), Newton E­merson Pereira disse que “novos empreendimentos, principalmente na capital, acirraram a concorrência, ativam o seg­men- to, motivando-os a melhorar sempre, tanto no conforto físico quanto no trei­namen­to de todo o seu quadro de pessoal”.

O vice-presidente da ABIH/GO, Rafael Camar­go de Castro Carneiro, pon- tua que, no ano passado, um convênio firmado entre entidades voltadas ao ramo hoteleiro e o Ministério do Turismo, para formação e atualização da mão de obra hoteleira, o programa Bem Receber Copa alcançou 65 cidades, dentre as quais Goiânia, onde 430 pessoas receberam formação entre 12,8 mil pessoas formadas em todo o Brasil. 

Fonte: Jornal O Hoje