Relações comerciais: Americanos querem investir mais no Estado

12:42 0 Comments A+ a-


Informação foi passada ontem pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, durante encontro com empresários em Anápolis

Empresários americanos deverão aumentar os investimentos em Goiás. A informação foi repassada ontem pela a embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde, em sua primeira visita a Goiás. Ela sugeriu que os Estados Unidos devem incrementar as relações comerciais com o Estado, estimulando parcerias culturais, missões comerciais e, sobretudo, fomentar a atração de indústrias de energia renovável.

As afirmações ocorreram ontem após a embaixadora ter acesso aos dados comparativos das relações comerciais entre Goiás e os Estados Unidos, durante uma visita informal realizada em Anápolis e Goiânia.
Ela foi recebida na manhã de ontem na residência do secretário da Indústria e Comércio, William O´Dwyer, localizada no Bairro Jundiaí, em Anápolis. O encontro foi reservado e contou apenas com a presença do esposo da embaixadora, Luiz Jorge, e uma equipe reduzida da Secretaria da Indústria e Comércio (SIC).

RELAÇÃO COMERCIAL

Os dados da relação comercial entre Goiás e Estados Unidos não são nada favoráveis para o Estado. No acumulado do ano, o saldo da balança comercial está negativo em US$ 195 milhões. “As relações comerciais estão fracas e podem ficar muito melhores”, afirma o secretário.

A reportagem do POPULAR apurou que o Estado será inserido nas atividades da embaixada norte-americana, como missões comerciais, reuniões, a exemplo do que já ocorre com São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, conforme a embaixadora. Inclusive, o que mais despertou interesse foi atrair indústrias de energia renovável para o Estado.

Em uma conversa informal, ela garantiu presença no Go to Goiás, evento realizado pela Secretaria da Indústria e Comércio (SIC), no dia 17 de setembro, em Brasília. O encontro vai reunir cerca de cem embaixadores de vários países com o intuito de promover o Estado.

A embaixadora salientou a possibilidade de retornar ao Estado em breve. Após o período eleitoral, Liliana Ayalde pretende visitar os principais pólos econômicos do Estado, como o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), e o pólo de confecção. “A embaixadora garantiu que o departamento comercial da embaixada ficará conectado com a SIC”, afirma O´Dwer.

Embaixadora conhece culinária goiana e obras de Antônio Poteiro

A embaixadora desconhecia a cultura e culinária local. Durante a recepção na casa do secretário, experimentou algumas das iguarias típicas, como pamonha, pão de queijo, requeijão, pastel e empadinha. “Ela gostou muito”, disse o secretário.

Segundo informações, ela ficou encantada com as pedras semi-preciosas de Pirenópolis e com as obras do artista português, Antônio Poteiro. Por volta das 16h30, almoçaram em Goiânia na casa do empresário Melquíades Cunha. Durante todo o trajeto, seis pessoas trabalhavam no sistema de segurança.

EXPERIÊNCIA

Liliana é embaixadora dos Estados Unidos no Brasil desde agosto de 2013. Ela chegou ao País em meio à crise instalada nas relações dos dois países em função das denúncias de espionagem.

A embaixadora tem mais de 30 anos de experiência no serviço diplomático e trabalhou também como subsecretária de Estado e adjunta para assuntos do Hemisfério Ocidental, com responsabilidade pela supervisão das relações bilaterais dos Estados Unidos com Cuba, América Central e Caribe.

Fonte: O Popular (Karina Ribeiro)