Rally dos Sertões: Tudo pronto para largada
Rally dos Sertões sairá de Goiânia amanhã e competidores vão percorrer 4.115 quilômetros.
Goiânia vive o clima do Rali dos Sertões 2013. A movimentação já é intensa no Flamboyant Shopping Center e ao lado, onde foi montada a Arena Sertões. Ontem começaram a ser realizadas as vistorias técnicas para as cinco categorias do rali: moto, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.
Além das “super máquinas” que estarão na competição, as grandes estrelas do off road nacional e internacional começam a desembarcar na cidade, entre elas, os franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que tentam manter o título do Sertões entre os carros, o compatriota Cyril Despres, que vem lutar pelo tricampeonato nas motos, mas terá briga dura com o espanhol Marc Coma (vencedor em 2010) e os brasileiros da equipe Honda: Jean Azevedo, Dario Julio, Nielsem Bueno e os irmãos Guto e Ike Klaumann.
Nos quadris, o atual campeão Marcelo Medeiros, representando o Maranhão, terá como um dos principais rivais o polonês Rafal Sonik, o primeiro piloto estrangeiro a vencer o Sertões, em 2010. Já os UTVs, que estrearam como categoria experimental em 2012 e conquistaram os fãs de rali e competidores, também prometem briga acirrada, com Bruno Sperancini lutando pelo bicampeonato. Entre os caminhões, pilotos experientes e vencedores do rali, como Guido Salvini e Edu Piano, vão levantar poeira, mostrando toda a força destes “gigantes” do Sertões.
Os principais pilotos participam hoje, às 12 horas, da coletiva de imprensa no Auditório do Flamboyant Shopping Center. Dez países estarão representados no Sertões 2013: Brasil, França, Chile, Holanda, Portugal, Polônia, Espanha, Argentina, Uruguai e Catar. São mais de 180 competidores inscritos.
As disputas terão início amanhã, com a realização do prólogo (que define a ordem de largada do dia seguinte), a partir das 12 horas, bem como o Super Prime (um mata-mata entre os oito melhores do Prólogo para carros, quadris, UTV; entre os 16 melhores nas motos e os dois melhores nos caminhões), que terá início às 16 horas. Ainda neste dia, entre 18h30 e 19h30, os pilotos farão uma sessão de autógrafos no Shopping Flamboyant e, na Arena Sertões, haverá uma apresentação (Wheeling Moto Show) e a largada promocional.
Os ingressos para o prólogo e Super Prime já podem ser adquiridos no quiosque localizado no Flamboyant Shopping Center, mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecível para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O rali será um dos mais difíceis da história, exigindo ao máximo dos pilotos, navegadores e suas máquinas. Serão 4.115 quilômetros de prova, sendo 2.488 quilômetros de trechos cronometrados. É uma das maiores porcentagens de especiais da história do rali. A prova terá 10 etapas, com chegada em Goiânia.
Fonte: Jornal O Hoje