Prefeitura adia reabertura do Zoológico pela 5ª vez

22:43 0 Comments A+ a-




Em dois anos, o parque teve a reabertura anunciada por pelo menos quatro vezes.

Fechado há quase três anos, o Parque Zoológico de Goiânia já teve sua reabertura anunciada pela Prefeitura por pelo menos quatro vezes. A população já aguardou a reinauguração para julho de 2010, janeiro e outubro do ano passado, final de abril deste ano e, agora, pela quinta vez, a previsão repassada pelo secretário de Regularização Fundiária, Sebastião Peixoto, é de que o evento ocorra até a primeira quinzena de maio. Além dos atrasos nas obras, a reinauguração do parque depende do parecer final e decisivo do Ministério Público Federal (MPF) que, após longa análise, deve divulgar sua decisão hoje.


O pronunciamento do órgão federal depende de uma reunião com o promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Juliano de Barros Araújo. O encontro, segundo informou a assessoria de imprensa do MPF, está previsto para ocorrer na Procuradoria da República, às 16 horas, onde será divulgado se o local está apto, de acordo com as exigências previstas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC).


O procurador Adrian Pereira Ziemba prefere não comentar sobre a análise, que se baseia na última inspeção realizada pelo Ibama, que foi concluído em março. Juliano de Barros também não comentou sobre a reunião, pois se ausentou do trabalho hoje por motivos pessoais. Sua assessoria direta confirmou a reunião.


Mesmo sem ainda receber a sinalização positiva dos órgãos, Sebastião Peixoto garante que o Zoo está apto para receber o público. “Pelo menos 99% das obras já estão concluídas, garanto que até o último dia deste mês tudo vai estar finalizado.” Apesar da afirmação, 65 homens ainda atuam nas obras. “Eles trabalham na instalação dos sanitários.”

Segundo informou o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Leo Caetano, ainda falta a finalização da pintura de algumas paredes. Ele não soube informar se o Ibama participará da reunião com os ministérios. Leo disse que o relatório enviado pelo Ibama não sugeriu a abertura ou não do parque. O último registro de morte de animal no Zoológico, no site da Prefeitura, relata o óbito de um camelo macho. O animal morreu no dia 22 de março, vítima de problemas pulmonares. Desde 2009, pelo menos 233 animais vieram a óbito. Neste ano, já foram 16 mortes.

Fonte: Jornal o Hoje
Foto: Glêner de Souza Borges