Planejamento de viagens evita espera por ônibus nos finais de semana
Segundo dados levantados por pesquisas de planejamento do transporte coletivo, mais de 850 mil passageiros por dia útil utilizam os ônibus como principal meio de transporte. No sábado esse número cai para 500 mil passageiros e nos domingos para 270 mil.
Através do resultado das pesquisas de planejamento é que a oferta de veículos é definida objetivando suprir a demanda de passageiros. Por isso a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) opera com tabelas específicas para o final de semana. Segundo o Gestor de Transporte da RMTC, Miguel Pricinote, a existência de planilhas diferenciadas para operação durante os sábados e domingos é necessária para que haja um ajuste na oferta de veículos com a demanda de passageiros. Nos sábados a redução da oferta e demanda é de cerca de 40%, enquanto nos domingos a procura de passageiros por ônibus cai 70% em relação aos dias úteis.
Pricinote explica, ainda, que o planejamento do serviço é o grande responsável por relacionar a demanda de usuários à oferta de veículos, gerando um equilíbrio nos índices.
Para melhor utilização do tempo, o passageiro conta com sistema de informação da RMTC – via site, SMS e WAP – com serviços que oferecem a freqüência e o horário previsto de chegada ao ponto em tempo real. Também são disponibilizadas nos terminais as tabelas de freqüência que se encontram nos totens identificadores dos pontos de embarque e desembarque.
Casos particulares
Essas tabelas específicas para os sábados e domingos só não são aplicadas aos domingos nas linhas 200, 739, 105 e expressas – que rodam apenas de segunda a sábado.
Fonte: RMTC Goiânia