Novas chuvas e mais transtornos

22:33 0 Comments A+ a-


Temporal na tarde de ontem derrubou árvores, alagou ruas.

A chuva forte que caiu na tarde de ontem em Goiânia causou estragos com ventos de até 77 quilômetros por hora. Em mais de quatro horas de temporal, sete árvores caíram. O telhado e paredes de um galpão onde funcionava uma oficina mecânica desabou no Setor Jardim Primavera, saída para Inhumas. Cinco bairros tiveram a energia interrompida durante a tarde de ontem.

Mais de 18,4 milímetros de chuva foram registrados pelo Sistema de Meteorologia do Estado de Goiás (Simehgo) e chegou a cair granizo em algumas regiões, como no Setor Sul. Os locais mais prejudicados com as quedas de árvores e falta de energia foram os setores Bueno e Coimbra. Um outdoor caiu sobre a fiação na Rua 250, no Setor Coimbra, o que provocou o desligamento de parte da energia elétrica nos dois setores mencionados.

Além desta região, os setores Sul, Jardim Goiás e Leste Universitário são os outros bairros que ficaram sem energia. De acordo com a Celg, os trabalhos para restabelecer o fornecimento começaram já no final da tarde. Neste mesmo período, uma árvore caiu sobre um carro na Rua 225 e outra sobre o muro de uma residência na Rua 270-A, ambas no Leste Universitário.


Já no Setor Jardim Primavera, paredes e o telhado de um galpão cederam com a chuva. No local funcionava uma oficina mecânica. O dono e um mecânico estavam no galpão quando a estrutura começou a cair, mas eles conseguiram escapar sem ferimentos. Porém, quatro veículos de clientes foram atingidos pela estrutura e ficaram destruídos. Ainda no Setor Bueno, o novo prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) teve uma de suas portas de vidro destruída pela força da chuva

Trânsito
Ruas alagadas e enxurradas complicaram a volta para casa no final do dia, como já virou rotina para o goianiense. O trânsito ficou lento em avenidas de grande fluxo, entre elas a T-7, onde houve a queda de fiação elétrica, na T-8 uma árvore caiu, assim como na Rua 84, no Setor Sul, que ficou completamente sem saída para os motoristas.

Um acidente na Avenida T-9, no Jardim América, sem vítimas, e na Rua da Alegria com T-63 – uma senhora de 55 anos foi atropelada por uma moto – também causaram carregamento do trânsito. Além disso, o alagamento das ruas e avenidas, como a 132, no Setor Sul, prejudicava a trafegabilidade e ainda aumentava os riscos de acidentes.

Alerta
A previsão para hoje é de sol com pancadas de chuva no final do dia. De acordo com o Sistema de Meteorologia do Estado de Goiás, a umidade e o calor é que provocam as chuvas rápidas e com ventos fortes que são registradas nos últimos dias na capital. Com a chuva de ontem, a temperatura na capital passou de 31,4°C para 21,5°C.

Sobre o risco de queda de árvores, a Companhia de Urbanização de Goiânia informou que a população, quando tiver alguma preocupação com árvores, que apresentem podridão, por exemplo, devem abrir um processo na Agência Municipal do Meio Ambiente para que assim a fiscalização seja realizada pela Comurg.

Fonte: Jornal O Hoje (KATHERINE ALEXANDRIA)