Ssangyong Planeja se Instalar em Goiás

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Montadora coreana pede informações à Sefaz sobre condições de operação. Estado vai apoiar projeto da empresa

Com pretensão de expandir sua marca no Brasil, a coreana Ssangyong pode se tornar a quinta montadora a se instalar em Goiás. A empresa enviou um ofício à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) solicitando informações sobre as condições técnicas, tributárias e de infraestrutura e logística do Estado. Apesar de ter apresentado pedido semelhante ao Espírito Santo, Goiás possui grandes chances de receber a montadora, já que carrega em seu portfolio gigantes como a Mitsubishi, Hyundai, Suzuki e John Deere.
De acordo com o site de notícias do Estado de Goiás (Goiás Agora), o secretário da Fazenda, Jorcelino Braga garantiu que o Estado vai apoiar a empresa coreana com base no programa Produzir, de incentivo à industrialização de Goiás, e com a concessão de crédito outorgado, prevista em lei, para a construção do empreendimento. O crédito outorgado foi aprovado em julho de 2009 pela Assembleia Legislativa no valor de R$ 132 milhões para a implantação e ampliação de estabelecimento de veículo automotor em Goiás.
O benefício é concedido exclusivamente às empresas atendidas pelos programas Fomentar ou Produzir. No Estado, duas montadoras estão inscritas nesses programas: a Mitsubishi e a Suzuki, em Catalão. Ainda segundo a página eletrônica do Estado, os contatos da montadora com o governo estadual são feitos através da Secretaria da Indústria e Comércio (SIC) e estão em fase inicial, sem data para serem concluídos. Por meio de sua assessoria, o secretário de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros, afirmou que até ontem a negociação com a Ssangyong estava em nível de especulação. No entanto, disse que teria mais informações concretas até a próxima quinta-feira.

Empregos
O secretário de Trabalho e Renda de Catalão, Leonel Safatle, ressalta a importância das três montadoras instaladas no município: Mitsubishi, Suzuki e John Deere. Segundo ele, a Mitsubishi, que está na cidade desde 1999, é a maior geradora de empregos no município, com 2 mil postos diretos e mais de 5 mil indiretos. A montadora ultrapassa até mesmo a unidade da mineradora Anglo American. O secretário informa que 50% do valor agregado do Índice de Participação dos Municípios (IPM) é oriundo da empresa.
A John Deere, apesar de não ser a maior geradora de empregos, diz, possui um grande plano de cargos e salários no município. A montadora é focada em maquinários para o setor sucroalcooleiro. Já a Suzuki ainda possui instalações provisórias, mas o secretário conta já presenciar grande movimentação no local.
A japonesa já assinou contrato com o Produzir e garantiu benefícios da ordem de R$ 2 bilhões para serem utilizados durante 15 anos. A aprovação da lei traz para a empresa mais uma vantagem para se instalar no Estado. Segundo dados divulgados recentemente pela própria Suzuki, para construir a fábrica deverão ser investidos R$ 200 milhões, com geração de 2 mil postos de traba-lho. A Hyundai, instalada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), também já traz retorno ao governo de Goiás. No ano passado, a montadora abriu mais 950 empregos para iniciar a produção no Estado do modelo utilitá-rio Tucson, o mais vendido no Brasil em sua categoria.

Investimentos
Em agosto de 2009, o presidente da Caoa-Hyundai, Carlos Alberto de Oliveira, chegou a visitar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para informá-lo que já foram efetuados investimentos de R$ 838 milhões no projeto de Anápolis. Alberto afirmou que até o final do projeto os investimentos na fábrica de Goiás devem a-tingir R$ 1,2 bilhão.
O desempenho da montadora no Daia gerou demanda urgente por áreas no local criada principalmente pelas empresas de apoio à Caoa-Hyundai. O governador Alcides Rodrigues chegou a autorizar, em publicação no Diário Oficial, a desapropriação de um terreno de 37 hectares ao lado do Daia, para atender à demanda. A Ssangyong lançou no Brasil a linha 2009 dos modelos New Kyron, Actyon 4×4, Actyon Sports, Rexton II e Chairman. Embora tenha tido problemas financeiros no início do ano devido à crise financeira, a Ssangyong tem 51% das ações nas mãos da chinesa Saic (Shanghai) e utiliza tecnologias da Mercedes-Benz.

Fonte: Diário da Manhã