Joel Sant’Anna busca parceria nos USA para programa goiano de inclusão digital
Na próxima semana, o secretário Joel Sant’Anna visitará o Vale do Silício, região da Califórnia (USA) onde estão instalados os mais importantes conglomerados de empresas de base científica e tecnológica do mundo, em busca de parcerias para a implantação de um dos maiores projetos de inclusão digital da história de Goiás, em parceria com o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia e prefeituras.
A agenda de Joel Sant’Anna nos Estados Unidos inclui visitas a Universidade de San Jose e representantes da Yahoo, da Internet Archive e empresas de tecnologia da informação. Parte da agenda está sendo preparada pela Amcham (Câmara Americana de Comércio – Brasil x USA – Seção de Goiás).
O secretário irá apresentar nos Estados Unidos o programa goiano de inclusão de digital, que será lançado pelo governador Alcides Rodrigues em fevereiro, com investimentos de R$ 10 milhões do Estado. Este programa já tem parceria de 201 municípios para a implantação de telecentros, com no mínimo 10 computadores. Mas a meta é implantar telecentros nos 246 municípios.
Com este megaprograma, o Governo de Goiás pretende promover a inclusão digital de 1 milhão de pessoas em dois anos. O programa é para inclusão de jovens, adultos e também terceira idade. O governador Alcides Rodrigues já autorizou a contratação de instrutores de informática para 200 municípios, com contrapartida das prefeituras, anuncia o secretário Joel Sant’Anna.
A estrutura de equipamentos desses telecentros já foi providenciada pelo Ministério das Comunicações. Cada telecentro tem no mínimo 10 computadores, projetor, internet a rádio e quadro de aula. Além do programa dos telecentros municipais, o secretário apresentará nos Estados Unidos a políticas públicas de Goiás para promoção da cultura digital e do aproveitamento das inovações tecnológicas, com destaque para o uso do software livre. O secretário também buscará parcerias e convênios para implantar na rede de educação profissional do Estado o projeto cada professor com laptop.
Fonte: Sectec