Goiás recebe novos investimentos minerais este ano

22:51 0 Comments A+ a-


Os principais produtos são: níquel, cobre, ouro, fosfato, amianto e nióbio.

Goiás é o terceiro maior produtor mineral do País, atrás somente de Minas Gerais e Pará. Os principais produtos são: níquel, cobre, ouro, fosfato, amianto e nióbio. Segundo o superintendente de Geologia e Mineração da Secretaria da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Magalhães, este ano devem ser realizados novos projetos minerais no Estado, após terem sido superados os efeitos da crise financeira mundial no setor que afetaram a economia em 2009.

Luiz Fernando conta que a crise fez os preços das commodities minerais recuarem e só começarem a apresentar recuperação a partir do 2º trimestre de 2009. A única exceção foi o ouro, que atingiu valores históricos e chegou a ser cotado a quase US$ 1.200 a onça (32 gramas). Níquel e cobre, porém, registraram quedas nas cotações, que agora estão se recuperando. Porém, a demanda mundial ainda não se recuperou totalmente.

Na medida em que se vislumbra o ajuste da demanda e da oferta, com reflexos nos preços, os investimentos na implantação de projetos minerais e na ampliação da produção devem entrar em pauta em 2010, diz o superintendente. O projeto da Anglo American, em Barro Alto, após certa desaceleração com a chegada da crise, retomou o ritmo normal. A previsão é iniciar a produção de níquel em dezembro deste ano. O projeto prevê investimento de US$ 1,8 bilhão.

A produção de fosfato começa a voltar aos níveis pré-crise, puxada pelo aumento da demanda por parte da agricultura. Já a produção de cobre de Alto Horizonte está em fase de ampliação, juntamente com a instalação da fábrica de ácido sulfúrico. Também está prevista para 2010 a implantação de minas de ouro em Guarinos e Pilar de Goiás pela Yamana Gold.,

Fonte: Aparecida Net