Governo de Goiás prepara nova missão à China
Por determinação do governador Alcides Rodrigues as secretarias do Planejamento, da Indústria e Comércio e da Agricultura estão trabalhando na organização de uma nova missão à China, a ser integrada por representantes do Governo e empresários. O Governo de Goiás terá apoio integral do Governo Federal, já que toda a programação da viagem é elaborada e coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura.
Hoje foi realizada uma reunião na Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento para discussão e detalhamento da viagem. Estiveram presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Paulo Afonso Ferreira; o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, José Mário Schreiner; os secretários do Planejamento, Oton Nascimento Júnior, da Indústria e Comércio, Luiz Medeiros; um representante da Secretaria da Agricultura e o chefe da Assessoria Internacional do Governo, Elie Chediac, além de técnicos e assessores das federações.
No próximo dia 12 vêm a Goiás três técnicos do Ministério da Agricultura e dois executivos da Embaixada da China no Brasil para discutir com empresários e assessores do Governo os preparativos da viagem. A comitiva será integrada pelo diretor de Assuntos Comerciais Externos da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Benedito Rosa; pelo diretor de Promoção Comercial da Secretaria, Eduardo Sampaio, e pela coordenadora-geral de Ações no Mercado Externo, Telma Gondo. Da embaixada da China virão o ministro-conselheiro Econômico-Comercial, Wang Qingyuan, e o secretário-executivo do Conselho Empresarial Brasil - China, Rodrigo Maciel.
Em Goiânia a comitiva de Brasília participará de duas reuniões. A primeira, na parte da manhã, na Secretaria do Planejamento, terá como objetivo o debate dos detalhes da missão à China com representantes do Governo do Estado e dirigentes de entidades classistas. No período da tarde, já na Federação das Indústrias, os técnicos do Mapa e da Embaixada da China vão repassar aos empresários goianos informações básicas sobre o mercado chinês, procedimentos para fazer negócios naquele país, formas de apresentação de produtos e outros aspectos. Em princípio, foram selecionados quatro setores com potencial para concretizar negócios com os chineses: soja/milho, etanol/açúcar, carnes (frango e bovino) e couro.
Esforço contínuo
O secretário do Planejamento, Oton Nascimento Júnior, explica que esta é a terceira missão que Goiás faz à China desde maio do ano passado, num esforço contínuo do Estado com o objetivo de ampliar os negócios entre os dois países. Ao todo foram programadas cinco missões até dezembro de 2010. Oton lembra que na primeira missão, em maio de 2009, Goiás atendeu convite do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A segunda viagem foi realizada em setembro, sob o comando do governador Alcides Rodrigues, com participação de auxiliares e assessores, bem como dirigentes de entidades classistas e empresários.
Já esta terceira missão está sendo organizada com apoio do Governo Federal e terá caráter mais técnico, com envolvimento direto de empresários interessados e prontos para fazer negócios com a China. A programação inclui visitas técnicas e encontros de negócios em Pequim, Hong Kong e Xangai. Além do suporte técnico do Ministério da Agricultura, a missão goiana terá apoio também do escritório da Agência de Promoção de Exporta-ções e Investimentos - Apex, em Pequim, e do embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, que nas missões anteriores ofereceu todo respaldo nos contatos mantidos.
Conforme o secretário Oton Nascimento, os resultados das missões empreendidas, tanto pelo Governo Federal quanto pelo Governo de Goiás já aparecem, pois o governador Alcides Rodrigues foi informado pelo embaixador brasileiro em Pequim da abertura comercial da China para a carne bovina brasileira. O momento é oportuno para que os frigoríficos exportadores se credenciem junto ao Ministério da Agricultura para receber as visitas técnicas de inspeção da China, objetivando a liberação das vendas para aquele país.
Fonte: Goiás Agora