Na Falta de Mar, Goiano vai ao Bar

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Período de férias, aliado ao calor, colabora para alta de até 50% no movimento em estabelecimentos da Capital

Nas férias, o movimento nos bares de Goiânia chega a apresentar aumento de até 50%. Com o crescimento do número de frequentadores, os estabelecimentos tendem a estender o serviço além dos horários convencionais. O calor nestes dias é um dos incentivos para que o consumidor goianiense saia de casa.

De acordo com o gerente do Celsin&Cia, Fortunato de Castro, o aumento de vendas nesta época é de 30% a 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Ele, que trabalha com bares há 25 anos, afirma que normalmente, em época de férias, a tendência é que haja uma diminuição da frenquência nos bares, mas atualmente o crescimento tem sido contínuo. Para ele, o motivo seria o preço estável e o calor.
Como atrativo ao cliente, o bar oferece mesa de frios enriquecida e também trabalha em parceria com o projeto Goiânia por Inteiro 2010, que tem por objetivo promover o desenvolvimento do turismo sustentável na cidade, aumentando a demanda turística no período de baixa ocupação, janeiro e fevereiro, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO). De acordo com Fortunato, 10% do percentual de aumento nesta época se refere aos turistas que estão na Capital. Por volta das 19 horas a casa já está lotada.

Na Cervejaria Mangueira a movimentação também ultrapassa os 40% em relação ao período normal, principalmente do público jovem. Como não há aula no dia seguinte, os consumidores ficam até mais tarde e a casa passa a fechar entre 4 e 5 da manhã. Segundo o garçom Odilon Lopes dos Santos, que fala pela gerência do local, a maioria dos clientes são goianienses. Para ele, houve uma queda de 20%, em média, sobre o período de férias de 2009. “A cada ano a cidade tem mais opções de lazer e novos atrativos como festas e shows”, diz. Para cativar o consumidor, o bar investe em promoção de cervejas, espetos e caldos. De acordo com Odilon Lopes, este é o período mais movimentado do ano. “O calor ajuda e quando chove atrapalha, pois o goianiense não sai de casa”, afirma. Ele comenta ainda outro fator que, às vezes, atrapalha a clientela: a falta de estacionamento, que pode gerar multas.

Os amigos Renan Ferrari, 24, Arthur Rezende, 26, Alexandre Bessa, 25, e Danilo Nascimento, 21, frequentam assiduamente os bares de Goiânia e já são até conhecidos de alguns garçons, caso de Elvino Oliveira (Bigode). Os rapazes, que estavam no bar desde as 15h30, dizem que saem com este objetivo, de quatro a oito vezes por semana. Apenas um deles está de férias, mas todos concordam: a época influencia o movimento. “O calor também, apesar de não haver empecilho quanto ao clima”, comenta o empresário Arthur Rezende, na conversa com os amigos.

Apesar do fim de semana chuvoso, o movimento permanecia normal para o período da tarde. Mas o garçom afirma que em época de férias praticamente não há “happy hour”. O cliente aproveita para chegar mais tarde e ficar até de madrugada. De acordo com as contas de Odilon, só neste estabelecimento, são atendidos cerca de 100 consumidores por garçom, diariamente.

Parcerias
A Abrasel Goiás, em parceria com instituições do setor turístico e hoteleiro da cidade, como o Goiânia Convention & Visitors Bureau, Sebrae, o Governo do Estado de Goiás, através da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), o Ministério do Turismo, a Prefeitura de Goiânia, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-GO), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e outros, estão unidos pelo terceiro ano consecutivo no incentivo à participação de empresas associadas no projeto Goiânia por Inteiro para movimentar a cidade nos meses de baixa temporada. Nesta edição se realizará o festival Bar em Bar de Verão, que pretende contribuir para impulsionar as vendas nos bares e restaurantes já nos primeiros meses do ano. Cerca de 70 bares da Capital são ligados à Abrasel, de acordo com o site da associação.

Fonte: Diário da Manhã