Brasília confirma parceria com Goiás na EXPO XANGAI 2010

O presidente interino da BrasiliaTur, Delfim da Costa Almeida, garantiu que há um interesse comum entre as partes, não só nos aspectos que se referem à promoção do turismo no coração do Brasil, mas também numa possível compatibilidade de agendamentos de contatos de negócios e na integração de fóruns temáticos. "Achamos que a cooperação com Goiânia e os outros três municípios goianos será extremamente boa para realçar nossa participação na EXPO XANGAI 2010", disse Delfim, acrescentando que Brasília vai concentrar esforços em promover a cidade como "polo de investimentos".
Na opinião do ex-presidente da ACIEG, Erivan Bueno, é preciso agora firmar uma agenda de negócios capaz de estimular a participação do empresariado goiano, com o objetivo de aproveitar ao máximo a oportunidade e gerar resultados na forma de negócios e investimentos.
De acordo com o representante da presidência da ACIEG e diretor de Comércio Exterior da entidade, Sandro Waldeck, a EXPO XANGAI 2010 já tem atraído o interesse de empresários de vários setores da economia goiana, com destaque para o agribusiness e a construção civil. "Por todas as suas dimensões essa feira deve proporcionar a perspectiva do que e onde serão investidos recursos do mundo inteiro", avalia.
A EXPO XANGAI 2010 já tem a participação anunciada de 200 países, com um público esperado de 70 milhões de pessoas. A feira acontece de maio a outubro deste ano e, segundo o governo chinês, já foram investidos em sua realização aproximadamente U$ 4 bilhões.
Também participaram da reunião na ACIEG vários representantes do trade turístico de Goiânia, além de autoridades dos Governos de Brasília e de Goiás e dos municípios indutores do turismo no Estado (Goiânia, Caldas Novas, Pirenópolis e Alto Paraíso). Uma nova reunião foi acertada para acontecer no dia 15 de janeiro próximo, quando os parceiros pretendem definir e cumprir todas as exigências para a efetiva participação na EXPO XANGAI 2010, cuja organização está a cargo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) - ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Fonte: Secretária Municipal de Turismo